22 de dez de 2011

Cheesecake Romeu e Julieta

É de bom tom levar uma colaboração para a ceia de Natal, pelo menos foi o que eu aprendi. Um agrado nunca é demais, certo? Se você ainda não pensou no que fazer para seu Natal, eis uma sugestão simples e diferente. Receita prática, do tipo coloca-tudo-no-liquidificador-e-bate. Eu, que sou chocolate addicted adorei, achei leve e mega saborosa. A goiabada fica pedaçuda e dá um gostinho de infância, que harmoniza muito bem com o sabor do Natal. Receita da cumadi Fran Jubran, que anda reinando por aqui esta semana corrida.

Cheesecake Romeu e Julieta
- 2 latas de leite condensado;
- 2 latas de creme de leite;
- 2 copos de requeijão;
- 2 saquinhos de gelatina em pó incolor;
- fatia grande de goiabada lisa/cascão;

Como fazer:
Dilua a gelatina em água, conforme a embalagem. Bata no liquidificador os ingredientes, menos a goiabada. Coloque em recipientes individuais - renderá 12 unidades -, ou em uma forma de aro removível. Leve para gelar. Enquanto isso, derreta a goiabada no fogo com um pouco de água. Quando a mistura estiver geladinha e firme, espalhe a goiabada por cima. Deixe gelar e sirva.

20 de dez de 2011

Tabule

Já faz alguns anos que, nesta época, reúno minhas amigas de infância para o almoço em casa. O encontro já virou tradição e, com o passar dos anos, agregados foram se unindo ao grupo. Como nós todas já temos filhos, fazemos um amigo-secreto das crianças, que é uma delícia. E um nosso também, claro. 

Sábado foi o dia de mais um encontro e, este ano, para facilitar a minha vida, enviei um email dando ordem a cada uma delas. Amigas de infância, que me conhecem há mais de vinte anos e sabem que eu adoro mandar. E elas são mesmo minhas amigas, queridas, pois me obedecem - sem fazer cara feia. =)

Decidimos por um almoço árabe, prático, saudável e que agrada a criançada. E cada uma trouxe um quitute. Fran-cisca, minha cumadi, agregada à turma, trouxe o tabule. Abaixo, a receita.

Tabule da Fran
O que usar:
- 45g de trigo para kibe;
- 3 tomates picados sem sementes;
- 1 cebola picada;
- 2 pepinos picados;
- 3 col. (sopa) de suco de limão;
- 2 col. (sopa) de azeite extravirgem;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- 1/4 col. (chá) de noz-moscada;
- hortelã picadinha;
- salsinha picada;

Como fazer:
Deixe o trigo de molho na água por cerca de duas horas. Escorra e, se preferir, esprema-o com as mãos para retirar o excesso de umidade. Junte os outros ingredientes, tampe e leve para a geladeira por, no mínimo, duas horas antes de servir.
* Detalhe para minha toalha de caveira, sucesso de crítica e público. 

19 de dez de 2011

Pricake

Já faz um tempo que uma amiga querida apareceu em casa com essa caixa com mini-cupcakes. A caixa, em si, já é uma graça, de super bom gosto. Dentro, uma variedade de mini bolinhos, como os de cenoura com recheio de goiaba, coco com abóbora, chocolate com maracujá, rapadura, capuccino... São mais de trinta sabores, todos com 3,5 centímetros. Dá para comer como pipoca ou dar de presente para alguém querido neste fim de ano.
* Quem quiser reproduzir alguma receita, é só clicar no site da Casa e Comida. Lá tem a receita do bolinho de cenoura com goiaba.
** A Pricake fica na Avenida Higienópolis, 467. Há também opções de cupcakes kosher.

18 de dez de 2011

Freezing skull

Não posso ver algo com caveira que compro. Pode ser roupa, incluindo para minha pequena, que tem algumas peças, pode ser louça, tecido, qualquer coisa. Por isso, quando a Mari, minha irmã prendada, viu essas forminhas de gelo na Tok&Stok, comprou de presente para mim. As formas são lindinhas e um presentinho bacana para este fim de ano. Com os gelinhos, o copo de refrigerante fica muito mais divertido.

13 de dez de 2011

Sanduba de presunto cru e nozes

Aqui em casa não temos o costume de jantar, aquela coisa arroz e feijão, sabe? Na maioria das vezes, rola um sanduba mesmo, uma massinha e até cachorro-quente, que eu amo! Dia desses, juntei um monte de ingredientes deliciosos e fiz um sanduíche divino, com presunto cru, cream cheese, nozes, rúcula e tomate. Foi só colocar no pão fresquinho, regar com azeite e comer feliz. Ótima pedida para dias de calor. Calor que, espero, continue por aqui.

2 de dez de 2011

Conchiglioni com ricota, nozes e passas

Qualquer novidade, qualquer embalagem diferente, entra no carrinho de supermercado do marido. E o que fez ele trazer para casa esse pacote de conchiglione foi, sem dúvida, a linda embalagem, fechada com rebites. Daí, em um final de semana destes, daqueles sábados que passamos na cozinha, sem pressa, decidimos prová-la. Nunca tinha feito conchiglione, mas não é preciso ser muito esperta para  fazer, né? Enquanto cozinhamos a massa, al dente para menos, deixamos o forno pré-aquecendo e fomos fazendo o recheio e o molho.
Conchiglione de ricota com passas e nozes
O que usar:
Para duas pessoas
- 200 g de massa - usamos a marca Delverde, número 240;
- 200 g de ricota;
- 1 punhado de passas;
- nozes picadas;
- azeite para regar;
- sal e pimenta do reino.

Como fazer:
Amassar a ricota e misturar os outros ingredientes. Quando a massa tiver al dente para menos, retire e deixe-a esfriando. Com uma colher, recheie um por um. Acomode em uma travessa, cubra com molho - usamos o vermelho, que é o meu preferido - e leve ao forno com parmesão ralado por cima. Simples assim e delicioso.

1 de dez de 2011

Comida de astronauta

Há algum tempo, quando fiz uma matéria sobre Nova York para crianças, vi uma dica super bacana, a de que no Museu de História Natural vendia-se comida de astronauta. Não que eu tenha coragem de provar, pois, só de apalpar o pacote, dá para sentir a textura de isopor. Mas quando estive lá, não tive dúvida, trouxe alguns "pratos" para meu sobrinho-curioso. São várias comidas disponíveis, como banana, sorvete e alguns sanduíches - tudo com a mesma textura. O Léo gostou tanto que ainda nem abriu - e isso não deve ter lá algum problema já que a comida não deve ter prazo de validade, certo? Eu não vou provar, mas só de ver os pacotes fiquei com uma pena dos astronautas!