29 de jul. de 2013

Festa da maçã (e) do amor - O cardápio

Festa de 1 ano rola uma preocupação extra com o cardápio. Afinal, faz apenas seis meses que a criança começou a se alimentar e, teoricamente, ela precisa ter uma alimentação saudável. Bom, as minhas filhas se alimentam muito bem, graças a Deus, mas eu não sou mãe natureba, nem neurótica (Não quis dizer que as duas são sinônimos! hehe).
Lola aos 4 anos não bebe refrigerante - e eu bebo. Já quis experimentar, não gostou e não me pede mais. Mas já havia falado que, se tivesse gostado, nós, pais, teríamos de restringir o NOSSO consumo. Enfim, não bebe refri, mas bebe suco de caixinha, come chocolate de vez em quando e bala mais do que eu gostaria (culpa do pai, óbvio!). Anita ama frutas, descobriu o tomate recentemente, come comidinha e sopinhas caseiras, tudo bonitinho. Mas, nas férias, provou batata frita; no seu aniversário, um pedaço de brigadeiro e do bolo de chocolate. Preciso dizer se gostou? Acho que controlar a alimentação do segundo filho mais difícil, pois o primeiro já está iniciado nas tranqueiras, mas no drama!
Na mesa de aniversário da Anita logo pensei em dar opções saudáveis para os menores. Fiz cachorro quente, para adultos e crianças, mas fiz também lanchinho estilo picnic, de pão de forma mesmo, com requeijão, peito de peru e queijo. Tinha salada de frutas e os cupcakes de maçã da minha amiga Cris. Maçã do amor e maçã, ponto.
Milho cozido, pelo menos aqui em casa, é sucesso. Também fiz para a festa, mas, apesar de estarem na mesa lindinhos, esta disposição não funcionou. Eles não paravam em pé e, pior, ficavam frios. O melhor foi passar levas de milho quentinho na bandeja, só com sal, sem manteiga e sem meleca.
Tinha um pouco de bebida alcoólica, tinha refrigerante, suco de caixinha, água, mas fiz também suco de laranja natural e coloquei nesta suqueira, sucesso entre as crianças que amam se servir na torneirinha.
Também me abasteci de pão de queijo e de pipoca, outras boas opções, mas acabei nem fazendo na festa. Agora, uma coisa que fiz e foi demais foi... sopa! Pensei na aniversariante, que janta cedo, seis horas da tarde, e dorme por volta das 7h30 da noite. Fiz uma canja bem gostosa e comprei cumbuquinhas descartáveis de isopor. Achei que não ia ter adesão com as crianças maiores, mas, acredite, um quis, outro também, e quando vi a maioria estava sentada à mesa comendo a sopa antes de ir embora. Teve até adulto que fez uma boquinha e convidado que foi embora com marmita. Fala sério, isso sim que é festa boa!

4 comentários: