30 de jan de 2013

Negócio da China

Dizem que a China vai dominar o mundo. E isso não estava interferindo na minha vida até, há alguns meses, eu ser apresentada a um site chinês. Juro, eu não sou daquelas loucas especialistas em comprar muamba pela internet, nem roupas e acessórios caríssimos. Mas as facas de cerâmica coloridas da minha amiga Debora Beterraba - aliado ao marasmo da vida de uma mãe com bebê pequeno em uma cidade do interior - me fizeram estrear no free shipping dos sites chineses.

Fiz a compra das seis facas no site Deal Extreme - DX no começo de novembro pensando no Natal, mas sabia que corria o risco delas não chegarem a tempo. Ou não chegarem, simplesmente. Mas elas chegaram segunda-feira, para minha alegria. As facas custam, em média, 10 dólares. E para não ter problema com a taxação, é só fazer uma compra que não ultrapasse os 50 dólares. As minhas prediletas, pink e amarela, já estão em uso. Se eu já gostava de cortar cebola, imagina agora!

23 de jan de 2013

Pavê de abacaxi

Pavê tem cara de Natal. Porque é refrescante e cai bem no verão e também porque o que seria daquele tio fanfarrão sem o pavê para fazer a manjada piadinha: É pavê ou pacomê?! =)

No Natal da minha família foi esta a incumbência que a Mari, a irmã prendada, me passou. Ótimo, sobremesa fácil e gostosa. Ela me deu a incumbência já com a receita, passada por uma amiga, que achei mais simplificada ainda do que a do pavê de pêssego que fiz no dia das mães. Recomendo!

Pavê de abacaxi
O que usar:
- 1 abacaxi ou 1 lata de abacaxi em calda;
- 1 caixa de biscoito champagne;
- coco ralado;

Para o creme do recheio
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de leite;
- 2 gemas;
- 1 col. (chá) de maisena;

Para a cobertura
- 2 claras;
- 2 col. de açúcar;
- 1 lata de creme de leite;
- coco ralado;

Como fazer:
O creme do recheio:
Bata no liquidificador o leite condensado com o leite, as 2 gemas e uma colher de maisena. Leve ao fogo até o creme ficar amarelinho e começar a descolar do fundo da panela, como acontece com o brigadeiro.

A cobertura:
Bata as claras em neve com 2 colheres cheias de açúcar. Misture com o creme de leite e reserve.

Montagem:
Em um pirex ou em potinhos individuais, faça camadas de biscoito umedecido na calda do abacaxi (não molhe antes para ele não desmanchar, deixe para molhar o biscoito, literalmente, na hora da montagem), creme de recheio, abacaxi picado, salpique coco ralado. Mais biscoito umedecido, creme, abacaxi,  coco; Biscoito e cobertura. Coco ralado. Geladeiro por, no mínimo, 3 horas.
* E assim começamos mais um ano. Antes do carnaval!