2 de abr. de 2012

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Faz alguns meses que, vira e mexe, puxo o mesmo assunto. "Você sabia que 1 em cada 110 crianças são autistas?; Você sabia que, se os autistas saem da rotina deles, eles podem entrar em crise?; Você acredita que uma das mães me contou que o filho não anda por ruas que nunca passou antes e que ela não pode nem mudar os móveis da casa de lugar?; Você sabe o que é ecolalia?", pergunto como quem não quer nada, só para puxar assunto.

Às vezes acontece isso, de eu fazer uma matéria e ficar obcecada pelo tema. E no caso dessa matéria sobre autismo, que fiz para a n.magazine, senti também a necessidade de passar todas as informações que coletei adiante. Para, ainda que de forma ínfima, fazer com que as pessoas ligassem seus radares e passassem a entender um pouco mais sobre esse transtorno que é tão comum.

Hoje é Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e para ler o texto, basta acessar esse LINK PARA LER A MATÉRIA. E passar o link adiante, para que essa corrente do bem corra por aí.

Essa semana, a cor símbolo do autismo, o azul, estará iluminando alguns monumentos pelo mundo. Você, onde quer que esteja, também pode colocar aquela camiseta azul e puxar aquela conversinha que venho repetindo há meses, como quem não quer nada, só para puxar assunto. Quanto mais informação, menos preconceito.
Junto com meu texto, a n.magazine publicou as ilustrações do artista espanhol Miguel Gallardo, pai de Maria, de 18 anos, portadora do autismo. Miguel já foi super premiado na Europa e sua história virou filme e um curta-metragem, El Viaje de Maria. Clique, emocione-se, aprenda e passe adiante.

* Post escrito há 1 ano, sem prazo de validade.

9 comentários:

  1. Olá Rê, muito legal tocar nesse assunto.... começou uma série que aborda esse tema na fox , com uma criança altista, chamada "Touch" comecei acompanhar e estou gostando muito...boa iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, bom saber! Eu não sabia nada sobre o assunto até escrever a matéria. E acho mesmo que a informação é a melhor maneira de acabar com nossa ignorância.. =)
      bjs!

      Excluir
  2. Mônica Nóbrega02/04/2012, 14:37

    Eu tive de ir até o banheiro para não chorar em público. Que medo que dá, não? A matéria está belíssima, Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, dá muito medo mesmo, né? Mas é bom para ficarmos atentos. Também chorei bastante ao falar com as entrevistadas e acho que escrever a matéria sendo mãe fez toda a diferença. Bjs e obrigada.

      Excluir
  3. Parabéns pela matéria e pela lembrança no blog, Rê.. Que hoje seja um dia especialmente azul! Andréa Graziano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, sempre vou me lembrar deste dia. =) Beijos para vcs 4!

      Excluir
    2. Olá Renata, como vai?

      Achei o seu blog enquanto fazia uma consulta ao Dr. Google sobre idéias de decoração para Festa Mexicana. Me encantei por diversas postagens e me identifiquei com você, especialmente por também ter a sensibilidade pela causa AUTISMO. Não conhecia o trabalho de Miguel Gallardo. Achei o vídeo lindo e traduz muito bem o universo Autista. Muitas pessoas não fazem idéia o que é ser autista.

      Também tenho um blog, o "Palavra de Fonoaudióloga", e hoje estava pensando em escreve sobre o uso dos Cotonetes... rsrs... Vou adiar o tema e aproveitar que ainda estamos no mês de conscientização sobre o Autismo para compartilhar este vídeo com os meus leitores.

      Abraços e parabéns pelo BLOG!

      Patrícia Ribeiro

      Excluir
    3. Que bom que gostou do blog, Patricia. Muito obrigada. Ele é bem diverso, de autismo a festa mexicana! rs Mas, brincadeira à parte, esta foi uma das matérias que mais gostei de fazer, foi bem legal conhecer o autismo, que eu nem imaginava o que era. Beijos!

      Excluir
  4. I conceive you have noted some very interesting points, regards for the post.
    UFASLOTบนมือถือ

    ResponderExcluir