30 de jul. de 2012

Paris: O carrossel de Luxembourg

Já que estávamos em Paris com as crianças, acabamos indo até a Eurodisney visitar o Mickey e companhia. Mas nem o encontro com as princesas, nem o passeio com o Dumbo, nem o sobrevoo por Londres com o Peter Pan me emocionaram tanto quanto esse carrossel do Jardin de Luxembourg. Ao lado do parquinho, lá está um dos carrosséis mais antigos de Paris, ainda em atividade - e ainda divertindo as crianças.
Os animais de madeira visivelmente estão velhinhos, apesar de já terem passado por muitas reformas, imagino. Mas o emocionante é imaginar que o brinquedo alegra as crianças há séculos, mais precisamente desde 1879, como me escreveu o "guardião" do carrossel, já que nossa comunicação inglês-francês-português-espanhol estava bem complicada. É ele quem segura uma espécie de sino com argolas, que as crianças têm de pegar com uma vareta.
Mas saber brincar é universal e as crianças, mesmo sem entender uma palavra do que o "guardião" explicava, captaram a brincadeira imediatamente. A cada volta, elas, amarradas com um cinto de couro bem surradinho, tentam pegar a argola. Ao final, elas exibem orgulhosas o número de argolas que conseguiram. Uma brincadeira secular, divertida, emocionante. Um privilégio, enfim.
* Tem uma mãe mala gritando no vídeo, favor ignorar.

12 comentários:

  1. Meu gira super rápido, tem que ter mira! Que fofas!
    Chorei de rir com a mãe mala! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. idem comentário acima!!!
    hahaha...

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Jardim de Luxemburgo. Adorei a forma mágica com que você se referiu a este carrosel. Me senti transportada para um tempo outro. : 0 )

    ResponderExcluir
  4. Valentina, a palavra é a que vc disse: mágico. Obrigada pela visita. bjs.

    ResponderExcluir