1 de fev. de 2013

Histórias em movimento

Eu sou daquela tipo de mãe que adora presentear crianças com livros. Mas, na correria do dia a dia, confesso que não são todos os dias que leio ou conto uma história para minhas filhas. E é por isso que achei especial o projeto de uma querida amiga, Monalisa Lins, que criou junto com sua família o Histórias em Movimento.

Conheci a Mona nos tempos de redação do Estadão. Ela, fotógrafa, sempre foi daquelas parceiras que fazia a pauta ficar muito mais divertida. A Mona é casada com o Evelson de Freitas, também fotógrafo, e tem dois filhos, o Leonardo, de 8 anos, e a Ana Laura, de 3 anos. Os quatro são contadores de histórias e voluntários em asilos, parques e praças de São Paulo.

Há tempos ela me falava sobre esse projeto e, há pouco, decidiu criar um site para incentivar as pessoas a ouvirem e contarem mais histórias. Em tempos de excesso de internet, Iphones, Ipads e tantos outros "ais", nada mais bacana do que voltar o olhar para um hábito ancestral. Seja para se aproximar dos seus, para aumentar o conhecimento, para fazer uma pausa na rotina, para arejar a cabeça ou dar um refresco na alma.

No site Histórias em Movimento você encontra histórias, adivinhas, trava-línguas, roteiro de bibliotecas e descobre a diferença entre contar e ler uma história e os benefícios destas duas práticas. Muitas das histórias compartilhadas no site ainda são ilustradas com os desenhos dos filhos da Mona. Uma delícia!

Bom, nós, humanos, não cultivamos mais o hábito de nos reunirmos em volta da fogueira para ouvir e contar histórias. Mas que bom seria se nos permitíssemos, com mais frequência, nos desconectar? É isso. Como diz Mona e sua família, entre nesta rede; faça a sua roda.
*Na foto, Lola fazendo a sua roda de leitura (não, ela não sabe ler!). Cena espontânea que me encheu de orgulho.

7 comentários:

  1. que linda! é de pequeno que se torce o pepino, né? adorei ela lendo p/ os bonecos.
    vou mostrar o site p/ o theo, pra gente ler junto.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!!!Adorei o projeto dos contadores de histórias..muito interessante nos dias de hoje ainda existir pessoas que incentivam este tipo de projeto!! a família toda, que legal!! Parabéns pelo blog!!!! Amei!!! Beijos nas meninas ( que estão lindas) e nos papais!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Renata! Obrigada por compartilhar nosso blog e nossas idéias. A imagem de Lola na sua roda de histórias é estimulante mesmo. Veja como só de olhar a foto dá para sentir que este é um momento de afetividade, carinho e aconchego... Vai inspirar muita gente... Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Amei o site, sou pedagoga e trabalho com educação infantil, a roda de história faz parte da nossa rotina diária e a diversão continua em casa com minhas filhas...quando pequeninas "liam" os livros de ponta cabeça rs, hoje são "devoradoras de livros".
    Plantar essa ideia de histórias e livros faz muito bem, vale a pena desconectar de vez em quando. beijo

    ResponderExcluir
  5. A minha pequena toda noite pede para eu ler a mesma história.. e te tanto ouvir ela diz que sabe ler.
    Quem não fica orgulhosa em vê os pequenos com um livro na mão.
    Bjossss

    ResponderExcluir
  6. The author of this post is admirable, it brings a lot of emotion to everyone reading it, let's share it more widely. I enjoyed it, thanks for posting it, I hope this post of yours will be more appreciated by it really excellent.
    abcya best free online games, io jogos for school, friv 4 school games 2019, cá koi mini

    ResponderExcluir