1 de fev de 2013

Histórias em movimento

Eu sou daquela tipo de mãe que adora presentear crianças com livros. Mas, na correria do dia a dia, confesso que não são todos os dias que leio ou conto uma história para minhas filhas. E é por isso que achei especial o projeto de uma querida amiga, Monalisa Lins, que criou junto com sua família o Histórias em Movimento.

Conheci a Mona nos tempos de redação do Estadão. Ela, fotógrafa, sempre foi daquelas parceiras que fazia a pauta ficar muito mais divertida. A Mona é casada com o Evelson de Freitas, também fotógrafo, e tem dois filhos, o Leonardo, de 8 anos, e a Ana Laura, de 3 anos. Os quatro são contadores de histórias e voluntários em asilos, parques e praças de São Paulo.

Há tempos ela me falava sobre esse projeto e, há pouco, decidiu criar um site para incentivar as pessoas a ouvirem e contarem mais histórias. Em tempos de excesso de internet, Iphones, Ipads e tantos outros "ais", nada mais bacana do que voltar o olhar para um hábito ancestral. Seja para se aproximar dos seus, para aumentar o conhecimento, para fazer uma pausa na rotina, para arejar a cabeça ou dar um refresco na alma.

No site Histórias em Movimento você encontra histórias, adivinhas, trava-línguas, roteiro de bibliotecas e descobre a diferença entre contar e ler uma história e os benefícios destas duas práticas. Muitas das histórias compartilhadas no site ainda são ilustradas com os desenhos dos filhos da Mona. Uma delícia!

Bom, nós, humanos, não cultivamos mais o hábito de nos reunirmos em volta da fogueira para ouvir e contar histórias. Mas que bom seria se nos permitíssemos, com mais frequência, nos desconectar? É isso. Como diz Mona e sua família, entre nesta rede; faça a sua roda.
*Na foto, Lola fazendo a sua roda de leitura (não, ela não sabe ler!). Cena espontânea que me encheu de orgulho.

5 comentários:

  1. que linda! é de pequeno que se torce o pepino, né? adorei ela lendo p/ os bonecos.
    vou mostrar o site p/ o theo, pra gente ler junto.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!!!Adorei o projeto dos contadores de histórias..muito interessante nos dias de hoje ainda existir pessoas que incentivam este tipo de projeto!! a família toda, que legal!! Parabéns pelo blog!!!! Amei!!! Beijos nas meninas ( que estão lindas) e nos papais!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Renata! Obrigada por compartilhar nosso blog e nossas idéias. A imagem de Lola na sua roda de histórias é estimulante mesmo. Veja como só de olhar a foto dá para sentir que este é um momento de afetividade, carinho e aconchego... Vai inspirar muita gente... Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Amei o site, sou pedagoga e trabalho com educação infantil, a roda de história faz parte da nossa rotina diária e a diversão continua em casa com minhas filhas...quando pequeninas "liam" os livros de ponta cabeça rs, hoje são "devoradoras de livros".
    Plantar essa ideia de histórias e livros faz muito bem, vale a pena desconectar de vez em quando. beijo

    ResponderExcluir
  5. A minha pequena toda noite pede para eu ler a mesma história.. e te tanto ouvir ela diz que sabe ler.
    Quem não fica orgulhosa em vê os pequenos com um livro na mão.
    Bjossss

    ResponderExcluir