13 de jan de 2012

Cheescake de frutas vermelhas - Versão luxo


Vale cantar parabéns com cheescake? E vale usar de parabéns uma cheescake que a própria aniversariante fez? Se pode, eis aqui o meu bolo, chique e delicioso, e meu tudo de bom para minha irmã querida Mari, também conhecida como irmã prendada e dinda da Lola.

Esta cheesecake 100% luxo foi servida no Natal e é um pouco mais complicada que a  cheescake Romeu e Julieta da Fran, mas igualmente deliciosa. Para o Natal, ela ganhou ingredientes extras, como as frutas vermelhas sobre a calda, que deram um ar glamouroso, e o laço de fita. A fita, como vocês podem ver, ficou perfeita. A Mari é prendadíssima! Sim, mas também truqueira. Como a fita insistia em escorregar, ela usou cola quente em algumas bolachas para prendê-la. Tudo indica que as bolachas carimbadas foram devidamente separadas na hora de servir os convidados. 
O que usar:
Massa
- 70 g de manteiga;
- 100 g de biscoito maizena triturados;
- 20 g de açúcar;
- manteiga para untar.

Recheio:
- 180 g de açúcar;
- 30 g de maizena;
- 560 g de cream cheese;
- 2 ovos;
- 1 gema;
- 80 g de creme de leite fresco;
- gotas de extrato de baunilha;
- raspas de limão;

Calda
- 150 g de framboesas;
- 150 g de amoras;
- 150 g de mirtilos;
- 2 col. (sopa) de conhaque;
- 80 g de açúcar.
OU:
- goiabada cascão derretida em fogo baixo com um pouco de água.

Para finalizar:
1 pacote de bolacha champagne;

Como fazer:
Massa: Derreta a manteiga e a misture com os biscoitos e o açúcar. Unte uma forma de 25 cm e diâmetro com uma camada de manteiga. Coloque a massa no fundo da forma pressionando bem. Não coloque nas laterais. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180 graus para um pré-cozimento de aproximadamente sete minutos ou até que ela esteja levemente dourada. Deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.

Recheio: Peneire o açúcar com a maizena. Em uma batedeira, bata a mistura com o cream cheese em velocidade média até obter um creme. Em uma tigela, misture os ovos, a gema, a baunilha e as raspas de limão. Junte o cream cheese aos poucos, misturando bem. Adicione o creme de leite e misture. Coloque a mistura na massa pré-assada. Asse em forno pré-aquecido a 150 graus por aproximadamente 50 minutos ou até que o centro comece a ficar firme, mas a torta ainda esteja bem clara. Cuidado pois, se assar demais, o recheio vai rachar. Leve à geladeira por, no mínimo, seis horas. De preferência, de um dia para o outro.

Calda: Misture todas as frutas vermelhas, coloque o conhaque e polvilhe açúcar por cima. Vede com papel filme e deixe descansar na geladeira por duas horas. A calda também pode ser substituída por geleia de framboesa, morango ou amora. Desta vez, Mari usou goiabada derretida, como na versão da Fran.

Finalização: Para dar acabamento às bordas, enfeite-as com metades de bolacha champagne e um laço de fita.
Como se não bastasse a cheescake natalina, outro dia ela ainda testou porções individuais. Com um cortador de biscoito, ela cortou a massa e montou a mini-cheesecakes. Fazendo isso, a borda também fica com melhor acabamento.

7 comentários:

  1. Chiquérrima, essa cheesecake!!sua irmã é o máximo!!!bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. linda demais. parabéns a irmã prendada. bj

    ResponderExcluir