19 de mar. de 2013

Bolo bobo de limão


Tem gente que, quando o tempo esfria, tem vontade de ficar na cama o dia todo. Eu tenho vontade de fazer bolo! E ontem amanheceu um dia propício para aquele bolinho bobo, sabe? Queria uma receita nova e acabei escolhendo o bolo de limão do Panelinha, a mais acessada do site, que fiz com algumas alterações. Acabei fazendo meia receita e colocando o dobro de raspas e suco de limão porque, para mim, bolo tem que ter gosto de alguma coisa. Se é laranja é laranja, se é limão, limão; chocolate, chocolate!.. Também uni o limão taiti com o siciliano.
E vou falar, uma pena ter feito meia receita. Ficou bom, tão bom, tão cítrico, suave, delicioso. No meu forno ele assou em menos de 20 minutos. Dá para fazer agora e comer no café da tarde. Faz aí.
Bolo de limão
Rende uma forma de bolo inglês
O que usar
- 2 col. (sopa) de manteiga;
- 2 ovos;
- 1 xíc. (chá) de açúcar;
- 1 + 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal;
- 1 col. (chá) de fermento em pó;
- 1/2 xíc. (chá) de leite;
- raspas de 2 limões (usei taiti e siciliano);

Para regar:
- 2 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro;
- suco de 2 limões;
- raspas de limão para decorar;

Como fazer:
Bata as duas colheres de manteiga (em temperatura ambiente) na batedeira. Acrescente o açúcar peneirado. Os ovos um a um. Em seguida, alterne a farinha, fermento e sal, também peneirados, com o leite. Misture. Desligue a batedeira e agregue as raspas de limão. Despeje em uma forma de bolo inglês untada e leve ao forno 200 graus pré-aquecido. Na forma de bolo inglês, no meu forno, foram apenas 20 minutos para o palitinho sair seco.
Para a calda, misture o açúcar com o suco de limão. Fure o bolo ainda quente e despeje a calda. Finalize com as raspas de limão.

8 comentários: