8 de mai. de 2013

Spaghetti com camarão e rúcula

Eu devia ter uns 10 anos quando, em um dia das mães, meu pai teve a feliz ideia de ir para Aldeia da Serra comemorar a data com minha mãe e minhas três irmãs. Sem reserva! Naquela época, no século passado, nem havia internet e era mesmo difícil localizar telefones, endereços e afins. O que era igual hoje é que, em datas especiais, os restaurantes lotam, capacidade máxima.

Depois de duas tentativas em restaurantes distintos, muito stress e chororô, voltamos para Tatuí, famintos! Não me lembro o que comi, só sei que, no dia das mães, minha mãe teve de, às pressas, fazer um almoço improvisado. Foi uma data inesquecível, memorável! Aprendemos na marra que é melhor garantir um almoço gostoso em casa a ficar em filas intermináveis de espera. 

Acho gostoso comer em casa, mas ruim ficar na cozinha horas e horas. Por isso resgatei dos meus arquivos secretos esta receita rapidex: spaghetti com camarão e rúcula. Simples, prática e saborosa. Precisa de mais?

Spaguetti de camarão com rúcula
Para 4 pessoas
O que usar:
- 8 dentes de algo laminados;
- azeite;
- 1/2 maço de rúcula;
- 600 g de camarão limpo e temperado;

Como fazer:
Com os ingredientes separados, são 10 minutos de preparo, no máximo. Com a água fervendo, coloque a massa na água. Em uma frigideira alta, despeje azeite e doure o alho laminado. Junte os camarões, anteriormente temperados com limão, sal e pimenta do reino. Quando os camarões estiverem rosados e a massa al dente, escorra a massa e junte o spaghetti na panela/frigideira dos camarões. Misture bem e acrescente a rúcula. Sirva rapidamente com parmesão ralado na hora. Se tiver uma tacinha de vinho para um brinde especial, melhor ainda. Feliz dia das mães.

** ANTES TARDE DO QUE NUNCA: o CantaGallo, finalmente, está no Facebook. Clica e curte aqui para ler estes posts e outro inéditos que estou colocando lá. 

3 comentários: