3 de nov. de 2011

Bolo de brigadeiro e ouro branco

Dá uma olhada no recheio, de brigadeiro e chantilly, bem cremoso e gelado. Eis mais um lindo bolo da minha boleira preferida, a Cris, especialista em bolinhos e bolões. Este aí da foto ela fez para o aniversário do marido. A receita do bolo de chocolate é aquela básica, com um truque que há tempos já aprendi com ela: creme de leite na massa, para ela ficar mais macia. Na cobertura, além de brigadeiro e chantilly, raspas de chocolate e bombom laminado. Vou confessar, enquanto eu não acabei com ele, eu não tive paz. Demorou quase uma semana, mas venci, devorei tudo. Recomendo.

Bolo de brigadeiro e ouro branco
O que usar:
Massa:
- 4 ovos;
- 4 colheres de sopa de margarina;
- 2 xíc. de açúcar;
- 2 xíc. de farinha de trigo;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 1 xíc. de chocolate em pó;
- 1 caixa de creme de leite;

Como fazer:
Bata primeiro o açúcar peneirado e a margarina, até a mistura dobrar de tamanho. Acrescente os ovos inteiros. Ainda na batedeira, junte a farinha e o chocolate peneirado e o creme de leite, que vai deixar a massa molhadinha. Misture o fermento com uma espátula, sem bater, e leve ao forno (200º) em uma assadeira untada por cerca de 30 minutos.

Recheio:
O que usar:
2 receitas de brigadeiro:
- 2 col. margarina;
- 2 lata de leite condensado;
- 4 col. de chocolate em pó;
- chantilly (descubra aqui como fazer chantilly - com e - sem traumas);
- raspas de chocolate e bombom ouro branco (para decorar); 

Como fazer:
Após assar o bolo, deixe-o esfriando enquanto começa a fazer a cobertura. Quando o bolo estiver frio (para não despedaçar), corte-o ao meio. Faça o brigadeiro - manteiga+leite condensado+chocolate na panela. Bata o chantilly. Comece a montar o bolo com uma camada grossa de brigadeiro e, por cima, uma camada fina de chantilly. Guarde um pouco do recheio para cobrir o bolo. Monte o bolo e cubra com o restante de brigadeiro e de chantilly. Para finalizar, coloque raspas de chocolate e bombons ouro branco cortados bem fininhos. Leve para a geladeira e sirva depois de alguma horinhas.

5 comentários:

  1. estou salivando sem parar, vou correndo fazer um para mim, mas eu garanto uma coisa: o meu não dura uma semana, kkkk, como antes, beijos. Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, respondi pra vc, mas acho que fica lá no blog...rsrsrs. Ainda estou penando com essas ferramentas... A Mari Pasqualetti é a mesma que vc conhece e foi ela que me indicou seu blog. Mundo pequeno, não? Ela tem um também, é o Manga de Soutien (eu indico na página inicial).
    Quanto a esse bolo, hummmmmmmm, pena que ainda não posso testar esta receita, mas com certeza as formigas daqui de casa adorarão. Um beijo, Ju

    ResponderExcluir
  3. Fiz o bolo e achei que ele não ficou fofinho, apesar que ficou saboroso. Gostaria de saber se é só uma colher de chá de fermento que se usa, porque achei que o bolo da foto ficou mais fofo que o meu, beijos adoro o Blog.
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Fiz agora ele deu uma muchada minima , mais mto bom fico fofinho gostei tchau dona benta kkk--------------------

    ResponderExcluir