11 de jan. de 2012

Quiche de bacalhau


A Mari, a irmã prendada, estava realmente inspirada no final de ano. Além de comandar a decoração da festa, foi para a cozinha preparar algumas delícias, como esta quiche de bacalhau. A quiche, com suas minicebolinhas, fez sucesso no Ano Novo, mas você não precisa esperar 2013 para prová-la.

O que usar:
Massa
2 xícaras de farinha de trigo;
2 col. (sopa) de farinha de rosca;
2 col. (sopa) de água fria;
1/2 xícara de manteiga em cubinho;
1 ovo;
1 pitada de sal;

Recheio

1 posta de bacalhau em lascas;
2 cebolas fatiadas bem fininho;
1 colher de sopa de manteiga;
1/2 colher de sopa de azeite;
1/2 xícara de água;
1 maço de manjericão picado;
1 maço de manjericão roxo picadinho;
1 xícara de sal grosso;
1 xícara de échalotes (cebolinhas pequenas);
1 xícara de tomates cereja;
1 ovo;
1 xícara de creme de leite fresco;
1 colher de sopa de dill (endro) desidratado (opcional);
1/2 col. (chá) de sal;
1 col. (chá) de fermento em pó;
1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
1 colher de sopa de azeite.

Como fazer:
Misture todos os ingredientes da massa até ficar bem homogêneo. Embrulhe em filme plástico ou papel manteiga e leve à geladeira. 
Em uma assadeira com alumínio, coloque o sal grosso. Corte o fundinho das échalotes e leve-as para assar por cerca de 15 minutos no forno em 200C. As casquinhas vão se soltar sozinhas e elas vão ficar macias, assadas e levemente salgadas. Depois, com os tomatinhos cereja inteiros, faça a mesma coisa, dessa vez, com o forno já quente, por 5 a 10 minutos. 
Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite e a cebola. Refogue. Antes de começar a dourar, vá acrescentando a água, para que as cebolas fiquem macias, mas não douradas. Misture a cebola refogada, os manjericões picados e o bacalhau. 
Retire a massa da geladeira e forre a forma de quiche, de torta ou forminhas individuais (de preferência de fundo falso). Coloque o recheio de cebola, bacalhau e manjericão. Decore com as cebolas e tomates em toda a volta. Se for fazer individual, coloque um de cada na forminha. 
Misture o ovo, o creme de leite fresco, o dil, o sal e o fermento em pó e bata bem com um garfo ou batedor de arame. Espalhe por cima do recheio. Salpique o parmesão ralado. Regue com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 45 minutos a 200ºC.

5 comentários: