17 de out. de 2011

Batata-porrada

Tem muito livro de culinária para criança que tem receitas mais bacanas que livros de adultos. Mais uma prova do que receitas simples podem ser deliciosas. Esta batata-porrada ou, se preferir, batata ao murro, eu tirei há algum tempo do livro Juju na Cozinha do Carlota, da chef Carla Pernambuco que tem ilustrações lindas da Pinky Wainer. Ganhei o livro quando ainda trabalhava no Estadinho e entrevistei a Juju, filha da Carla, que hoje deve estar moça. Mesmo assim, o livro lançado em 2004 continua à venda - e atual. Entre as 29 receitas, sucessos do Carlota como o petit gateau de doce de leite. Hummm...

Para fazer a batata-porrada não é preciso grandes dotes culinários, aliás, é mais fácil fazer batata-porrada do que purê de batatas. Para variar o acompanhamento do dia a dia ou acompanhar um prato mais bacana nos finais de semana, ela é ideal.

Batata-porrada
Para 2 pessoas
O que usar:
- 4 batatas médias com casca cozidas al dente;
- 1 punhado de sal grosso;
- 2 ramos de alecrim picados;
- 1 colher de sopa de louro picado (opcional);
- 1/2 xícara de azeite para regar;

Como fazer:
Lave bem a casca das batatas e as cozinhe al dente, ou até que elas fiquem macias e você consiga espetá-las com o garfo (cerca de 20 minutos). Escorra as batatas e coloque-as em uma assadeira. Esmague as batatas levemente - para não queimar a mão, usei uma colher de pau. Polvilhe sal grosso, alecrim e regue com bastante azeite. Leve ao forno alto por cerca de 15 minutos ou até as cascas ficarem douradas.
Confesso, me sinto segura ao fazer receitas dos livros de culinária infantil. Afinal, se a receita é para crianças eu, que já passei dos 8 anos há algum tempo, tenho de conseguir. 

4 comentários: