7 de nov. de 2011

Arroz à Palmirinha

À Palmirinha é a forma simpática de dizer que, na verdade, este é um arroz de sobras, arroz com cara de segunda-feira. Sabe quando você faz churrasco no final de semana e sobra um tico de linguiça, um tico de frango, umas fatias de picanha? Então, a minha experiência mostra que nunca sobra o suficiente para outro churrasco e é besteira congelar.

Um domingo destes raros de sol, o marido fez um churrasco para os amigos e sobraram alguns gomos de linguiça e coxas e asinhas de frango já temperadas. A saída foi fazer na segunda-feira um arroz, como aquele arroz com frango ou o arroz com suã, prato único, vapt-vupt, de sobfra sim, mas de sobra honesta, fresquinha e deliciosa.

Arroz à Palmirinha com frango e linguiça
O que usar:
Para 4 pessoas:
- 3 xícaras de arroz;
- 1 cebola grande picada;
- 2 tomates maduros picados;
- 500 g de asinha e coxa de frango temperada;
- 5 gomos de linguiça;
- cheiro verde;
- sal a gosto;

Como fazer:
Frite o frango em uma panela de fundo grosso com o mínimo de óleo possível. Quando ele tiver frito, jogue fora o excesso de óleo e refogue a cebola picadinha. Depois, junte o tomate e, depois de alguns minutos, o arroz. Reserve. Eu preferi fritar a linguiça separadamente, também para eliminar o excesso de gordura. Fritei os gomos inteiros até eles ficarem tenros. Piquei e fatias e fritei mais um pouco. Juntei ao arroz e coloquei seis xícaras de água e sal para fazer o arroz. Na hora que o arroz tiver al dente, desligue a panela e deixe o arroz descansar por alguns minutos.

4 comentários: