22 de mai. de 2012

Bolo de maçã e canela Carla Pernambuco

Eu adoro comprar livro de culinária para criança. Sempre penso que, se a receita é para criança, eu que já passei dos 30 não vou errar. E finjo fazer investimento para a biblioteca da minha filha. Desde que vi que a Carla Pernambuco lançou mais um livro de receita kids fiquei tentada. Não comprei As deliciosas férias de Beatriz pela internet porque queria folheá-lo, mas daí fui comprar um vestido na Green para a Lola e acabei ganhando o livro. Perfeito!

Acontece que o livro não é aquela coisa incrível, fofa e delicada do Juju na Cozinha do Carlota. Apesar de estampar o nome da Carla Pernambuco na capa, o livro é escrito por Pablo Alejandro Fabián, com receitas da Carla-Carlota. Meio decepcionante, achei. Mas folheando o livro encontrei a receita de um bolo de maçã bem simples. Fiz o check list na despensa e lá fui eu para a cozinha. O bolo é daquele estilo mais pedaçudo, que até desmancha na hora de cortá-lo, mas deixa um perfume incrível na cozinha. Bem saboroso.
O que usar:
- 5 col. (sopa) de manteiga;
- 1 xíc. de açúcar mascavo;
- 3 ovos;
- 3 maçãs picadinhas com casca;
- 1 col. (sopa) de canela;
- 1 col. (café) de noz moscada;
- 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão;
- 1 xíc. de aveia em flocos finos;
- 1 col. (sopa) de fermento em pó;
- 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral (usei a normal);
- 1 xíc. de passas sem sementes;

Como fazer:
Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos um a um, bata bem. Acrescente a canela, raspas do limão e noz moscada. Desligue a batedeira e junte a maçã, as passas, a farinha, aveia e o fermento. Leve ao forno por 30 minutos a 160 graus em uma forma untada. Polvilhe a superfície do bolo com açúcar e canela.
* Ninguém vai maldizer meu bolo porque as maçãs decorativas grudaram na forma, né? Por isso, na hora de untar a forma, capriche na manteiga no fundo para não acontecer o mesmo e também enfarinhe o lado da maçã que ficará em contato com a forma. Devia ter polvilhado açúcar para disfarçar e enganar vocês, mas falhei!
** O livro é simpático, mas eu ainda sou muito mais fã do Juju na Cozinha do Carlota. E acho que o livro da Beatriz poderia ter na capa o nome do autor e, ao lado, algo como "Receitas de Carla Pernambuco".

7 comentários:

  1. Anacris Padiglione22/05/2012, 21:08

    Simples mesmo, vou me aventurar. Adoro sobremesas com maçãs, mais do que as próprias.

    ResponderExcluir
  2. Uau...que delícia....vou fazer assim que tiver um tempinho...
    Vem fazer uma visitinha p/ mim no blog?
    bjss
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, conheço seu blog, bem bacana! Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir