1 de out de 2012

Tomate seco sem preconceito


O tomate seco é uma daquelas comidas que já tiveram seu auge e hoje amargam o título de cafona e enjoativo. Como se fosse a saia balonê da gastronomia. Acho que foi nos anos 80 que ele apareceu e foi usado em tudo quanto é prato, anos mais tarde, caiu no ostracismo. Eu gosto de tomate seco, mas confesso que hoje como muito pouco. Acontece que há alguns dias, aniversário da Helena, fui apresentada ao tomate seco da mãe da vó da Helena. Que delícia, bem carnudinho, nada de tomate seco ressecado e queimado. O preparo é um pouco demorado, mas dá para fazer de baciada e guardar para um tiragosto, sem preconceitos.

Tomate seco
Como fazer:
O segredo, segundo dona Elza, a vó da Helena, é comprar um bom tomate - e ter um tico de paciência. Para ela, o melhor tomate é o débora. Para começar o preparo, lave bem os tomates, tire o "olho" e os corte de comprido. Tire toda a semente com uma colherzinha e lave os tomates em água corrente. Coloque os tomates já limpos em um pano de prato para escorrer. Em uma assadeira, coloque os tomates com a parte aberta para cima. Em cada tomate, três pedrinhas de sal grosso. Polvilhe açúcar em tudo e leve a assadeira ao forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 2 horas.

Tire os tomates do forno, retire a água que juntou na assadeira (pode ser com um pano de prato). Leve ao forno baixo por mais 2 horas. O ponto certo será quando ele estiver com a parte carnuda vermelha e seca e a casca levemente enrugada e com cor de ferrugem. Deixe esfriar completamente e tempere os tomates com azeite de boa qualidade, alho fatiado, louro e orégano.

8 comentários:

  1. tomates secos me lembram meu pai: ele fez muito pra vender, no final da vida. mas eram daqueles outros, mais secos e bem temperados.
    esses que vc postou ficam mesmo bem gostosos, suculentos e suaves. tem um restaurante em itu que serve no balcão de saladas.
    bj

    ResponderExcluir
  2. ahhhhh, tadinho deles, nem sabia que estavam nessa categoria (para mim a comida mais brega e coquetel de camarao servido numa taca). bem, tadinha de mim, que no auge do hype me ferrava pra comprar um potinho hehe.

    eu acho tomates secos eternos. porem, tambem deixei de comer nos ultimos tempos, pq so acho (ainda que baratos, coisa de 5 reais o vidro) daqueles queimados e secos.

    vou tentar essa receita ai no finde :)

    ResponderExcluir