14 de out. de 2011

Maçã ao forno com especiarias

Todos os posts de sobremesa que já coloquei por aqui fizeram sucesso, especialmente o Zucotto de cookies and cream e a Mousse de chocolate Pierre Hermé. As duas são para aqueles que, como eu, amam doces bem doces, não para iniciantes em chocolate. Por isso, agora decidi resgatar esta receita aqui, um pouco menos doce, mas tão saborosa quanto. A maçã com especiarias pode ser feita antes e ficar no forno só à espera da hora da sobremesa. Dá para serví-la com sorvete, minha maneira preferida, ou envolta em massa folhada. Fica linda e deliciosa, digna de impressionar a visita.
Maçã ao forno com especiarias
O que usar:
Para 4 pessoas.
- 4 maçãs pequenas (porque são as mais saborosas);
- 8 cravos;
- 1 col. de sopa de açúcar;
- 2 col. de chá de canela em pó;
- 1 pitada de noz-moscada;
- 1 pitada de cardamomo ou 2 sementes esmagadas (retire a casca);
- mel;
- suco de 5 laranjas;
- 100 g de passas;
- 100 g de amêndoas laminadas;
- manteiga;

Como fazer:
Descasque as maçãs e escave o miolo delas para tirar o cabinho e as sementes, mas com cuidado para não cortá-las. Se tiver, use um descaroçador. Preencha o buraquinho com amêndoas e passas. Espete cravos na maçã e polvilhe com a mistura de açúcar, canela, noz moscada e cardamomo. Unte as maçãs com manteiga. Disponha em uma assadeira e despeje mel nas maçãs e mais um pouco da mistura das especiarias. Regue com suco da laranja, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 1 hora. De tempo em tempo, abra para regar com mais suco de laranja. Quando as maçãs estiverem macias, sirva. Com sorvete de creme, mais amêndoas, com a calda. OU...
Quando as maçãs estiverem no ponto, retire-as do forno. Deixe esfriar por um tempinho e, depois, abra uma massa folhada e "embrulhe" a maçã nela. Encontra-se massa folhada em rolo em qualquer supermercado (até aqui em Tatuí, olha que bom!). Molhe as pontinhas da massa para colá-la e leve ao forno por 15 minutos ou até a massa dourar. Se quiser, use massa philo. Fica crocante e deliciosa!

2 comentários:

  1. تعقيم وتطهير لعب الأطفال:

    - يجب تطهير وتعقيم لعب الأطفال يوميًّا، لعدم إبقاء أي فيروس عليها، كما ينصح بتنظيف الهواتف والأجهزة الإلكترونية جميعها بالمناديل المعقمة، وذلك لتطهيرها جيدًا من أي فيروسات، بالإضافة إلى تجنب تعرضها لأي ضرر عند استخدام الكلور في تنظيفها.
    شركة مكافحة حشرات بالرياض
    شركة تعقيم بالرياض

    ResponderExcluir