21 de out. de 2011

Sanduíche de falafel

Não acreditei quando vi no supermercado uma caixinha verde toda simpática com os dizeres: F-A-LA-F-E-L. Como eu iria executá-lo era problema meu, mas fui logo colocando a caixinha no carrinho e pensando em como seria incrivel comer novamente aquele sanduba que comi nas ruas de NY. No último fim de semana, eu e o marido fomos para a cozinha sem pressa para tentar reproduzir o que eu comi em NY e ele, em Londres.
Falafel é um bolinho tradicional da comida libanesa feito de grão de bico, fava e especiarias. Sinceramente, nunca tentarei fazer a receita porque a tal caixinha verde para mim foi perfeita. Foi só seguir as instruções da embalagem e juntar o pózinho super cheiroso com água, deixar descansar por uma hora e fritar em óleo bem quente. O bolinho rende bastante e cresce, por isso é melhor fazer bolinhas pequenas, tendo como medida uma colher de sobremesa. 
Para acompanhar as bolotas de falafel, fizemos uma série de acompanhamentos, unindo as nossas duas experiências. No meu sanduba de NY tinha molho taratour, cebola frita, tomatinhos e alface. No do marido, apenas um molho - taratour, imaginamos - e picles. Para completar, ainda fizemos uma coalhada seca temperada.

A receita do tal do molho taratour também veio explicadinha na mágica embalagem verde. E é bem simples de se fazer:

Receita molho taratour
O que usar:
- 100 g de Tahine;
- 1/2 copo de suco de limão (115 ml);
- 1 dente de alho moído;
- 3 colheres de água;

Como fazer:
Misture o suco de limão ao tahine, aos poucos. O tahine ficará mais grosso. Acrescente o alho moído e mexa bastante. Acrescente a água até a mistura ficar homogênea.
Obs: Ficou delicioso, mas da próxima vez colocarei mais água para ficar mais cremoso e não tão pastinha.

Na bandeja, coloquei alface, tomatinhos temperados, pepino em conserva, coalhada seca, molho taratour e cebola caramelizada na manteiga com uma "benzida" de cerveja. Daí foi a parte mais fácil:

Montagem:
Abra o pão sírio, passe a pasta de taratour e a coalhada no pão, distribua algumas bolotas de falafel, alface, tomatinhos, cebola caramelizada e picles a gosto. Feche o pão e descubra esta maravilha. Fica delicioso. Vai por mim, dá para ser feliz a milhas de distância de Londres ou Nova York.
Cá está a caixinha verde da alegria. A mistura é perfeita, rende cerca de 20 bolotas pequenas de falafel, e custa cerca de R$ 13. À venda no Pão de Açúcar. Para quem é de Tatuí, tem no Barbosa Gold - isso se eu não tiver acabado com o estoque. Falafel addicted.

8 comentários:

  1. QUE DELICIA DE SANDUICHE, PENA ESSA CAIXA NAÓ ESTAR Á VENDA POR AQUI.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. noooooossa que delícia!!! Vou a Tatuí só p/ comprar esta misturinha, já que aqui em Cerquilho não tem. Estou adorando o blog e leio toooodos os dias. Por favor coloque a receita da coalhada seca, se for possível.
    Beijos ROSELI

    ResponderExcluir
  3. Mas São 33, pelo que sei você está mais perto de Londres do que eu!! Dá um "pulinho" lá para comer o original! Bjão.

    Roseli, que bacana receber uma mensagem sua. Muito obrigada. Pode deixar que em breve a receita da coalhada estará por aqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Raquel Ferreira Castro25/10/2011, 17:11

    Oi! Trabalho na CMAG e vira e mexe dou uma olhada no seu blog. Não sei se vc conhece, mas aqui perto da empresa tem um restaurante chamado Pita Kebab e lá tem kebabs deliciosos, inclusive de falafel. Vale a pena...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel! CMAG quer dizer empresa do Cuco?? rs

    Então, o Cuco sempre fala do Pita, até me mandou uma foto outro dia, para me fazer inveja, mas ainda não conheço. Mas do jeito que estou monotemática vou em breve conhecer este e outros 2 lugares que estão na minha lista.

    Beijos e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  6. Blue gowns are popular in the united kingdom. Israeli brides often wore blue or perhaps a dress that jimmy shoes experienced blue highlights for almost any single additional reason: the color represents the bride's spiritual powers. Blue was a well-known option regarding both, its symbolic meaning, Jimmy Choo Flats as nicely since the reality that it was a dim color,Jimmy Choo Bridal Shoes which could possibly be deemed helpful for concealing any stains or other flaws within of garment. A light gown indicated wealth as nicely since the look of "The Queen inside a white wedding dress" and this also just served to create the colour a very trendy choice.

    ResponderExcluir
  7. I’d like to visit your blog extra typically but lately it seems to be taking ceaselessly to come back up. I go to from work, and our connection there is pretty good. Do you assume the problem could be in your end?

    ResponderExcluir