20 de jun de 2012

Bolo de banana e o SESI

O SESI, onde estudei grande parte da minha vida escolar, me deixou muitas boas lembranças. A polenta da merenda, que eu repetia sempre; as brincadeiras de queimada na aula de educação física; o bebedouro comunitário e a lenda de que alguém ali havia engasgado e ficado roxo com bala Soft; os amigos, dos mais diversos, a quem eu podia sempre recorrer para lixar meus trabalhos em madeira nas aulas da dona Amélia; o carrinho de doces da esquina; os agasalhos Adidas azul, que nem sabia que seriam fashion; o cabeçalho de cada trabalho com o tal Centro Educacional SESI, a cidade, a data... Entre todas estas recordações também está o livrinho de receitas do SESI, um xerox simples, grampeado, com aquelas receitinhas de gerações que funcionam. A deste bolo de banana é uma delas, receita sem truques para aqueles dias de nostalgia - ou não.

O que usar::
- 8 bananas nanica grandes e maduras;
- 3 ovos;
- 1 xíc. de óleo;
- 2 xíc. de açúcar;
- 2 xíc. de farinha de rosca;
- 2 col. (chá) de fermento em pó;
- canela para polvilhar.

Como fazer:
Antes de começar, ligue o forno a 180 graus. Bata no liquidificador ou na batedeira as bananas amassadas (reservo duas para deixar em pedaços na massa), 3 ovos inteiros, óleo e açúcar peneirado. Em uma tigela, junte a farinha de rosca, bananas em pedaços e o fermento. Despeje a mistura em forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Polvilhe com açúcar e canela. Se quiser, use ainda mais banana em rodelas para decorar o bolo.

15 comentários:

  1. esse bolo ficou pra historia.....tenho o livrinho até hj....saudade....

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui de novo!!
    Eu também faço essa receita e nem sabia que era do Sesi!! Dá super certo e ainda aproveito todos os pães antigos e as bananas mais que maduras. O bolo fazum sucesso enorme e é o mais econômico que existe.
    Seu blog continua "o máximo", parabéns pela gravidez!
    Roseli (Cerquilho)

    ResponderExcluir