22 de jun de 2012

Como montar uma parede de quadros

Faz anos que se acumulavam em casa quadros recostados na parede. A cada viagem, a cada lojinha de museu, a cada pôster bacana de camelô, a cada exposição visitada, a coleção aumentava. A ideia sempre foi fazer com todos eles uma parede de quadros, mas parecia que nosso mosaico nunca estava completo. Sem pressa, ao desfazer as malas, enquadrava os pôsteres e tentava finalizar o quebra-cabeça - ou ao menos começá-lo.
Depois da última viagem, somamos sete quadros e não havia mais lugar para encostar os quadros. Foi aí que passamos algumas horas para começar nosso mosaico. Tentamos várias técnicas, mas a melhor delas foi cortar papel pardo do tamanho dos quadros e reproduzir na parede o desenho que pareceu simpático no chão. Nossa escolha foi alinhar os quadros por uma linha imaginária pela base.
Os quadros de papel ficaram alguns dias colados na parede, para a neura aqui ver se aquela era mesmo a posição. A partir destes sete quadros, agora pendurados, vamos continuar nosso mural de memórias e, quem sabe, incluir nele alguns objetos. Nesta parede, que começa na sala e termina no meu quarto, quero seguir com pôsteres e também com fotografias. Mas tudo sem pressa.
Para deixar a coleção mais harmônica, eu, iniciante, sempre optei por molduras neutras, em sua maioria em tons de madeira. Os quadros também têm temas comuns. Nesta coleção, além de mapas antigos de algumas cidades, como Londres e Paris, temos a planta da Torre de Pisa, o mural de azulejos do Alcazar de Sevilha, um pôster de Escher, artista que o marido adora e, para finalizar, um jogo americano de papel de um restaurante de Montalcino, que é especial para nós. Enfim, tudo pode ser enquadrado - e trazer boas recordações.

5 comentários:

  1. estou com esse problema também. já coloquei moldura nos quadros e eles estão apoiados no encosto do sofá ou dependurados em parafusos que já existiam, totalmente "fora de esquadro".
    também estou sentindo o clima...

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi mais facil chamei m casal amigo e eles montaram. Pela primeira vez achei a minha casa "o máximo" pena que não tenha como partilhar

    ResponderExcluir