14 de nov. de 2012

Bolo integral de alfarroba com chocolate

Não conhecia a alfarroba até minha amiga Debora me presentear com um kit bolo de alfarroba; um pacote de pão com uma receita de bolo grampeada e com todos os ingredientes dentro, separadinhos já na medida certa. Ideia bacana da Sabor da Vida, um armazém de produtos naturais aqui da minha cidade.

Com o kit, ficou fácil fazer a receita e provar a tal da alfarroba. Eu quebrei os ovos, coloquei o óleo e Lorena despejou os saquinhos com os ingredientes naturebas. O bolo ficou bem macio e bem escurinho. O gosto não é tão marcante assim e, com o achocolatado da receita, fica bem parecido com um bolo de chocolate.

Pesquisando, vi que a alfarroba é uma opção para quem está firme e forte no projeto verão 2013. É bem light e boa para diabéticos. Lorena, que não é de comer doce, adorou. Levou de lanche para a escola e pediu mais um pedaço para levar no dia seguinte. Eu, que não sou lá muito light, decidi calibrar o bolinho com uma camada generosa de brigadeiro, só para ficar com mais cara de chocolate!
Bolo integral de alfarroba com chocolate
O que usar:
- 2 ovos;
- 1/2 xíc. de óleo;
- 1/2 xíc. de farelo de trigo;
- 1/2 xíc. de farinha integral;
- 1 xíc. de farinha de aveia;
- 1 xíc. de açúcar mascavo;
- 2 col. (sopa) de achocolatado;
- 2 col. (sopa) de alfarroba;
- 1 xíc. de água fervendo;
- 2 col. (sopa) de fermento.

Como fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, nesta ordem. (O fermento eu não bato, misturo na mão). Unte uma forma de furo e coloque no forno médio por aproximadamente 30 minutos.

4 comentários:

  1. Oi Rê! Achei seu blog procurando uma receita de alcachofra e já virei fã! O post da festa da Laura é emocionante!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, sério? Passei o ano procurando um bolo de chocolate mais natureba e, fim de novembro, achei! :-) Merci! Vou procurar alfarroba e fazer! Bjo!

    ResponderExcluir