4 de ago. de 2011

Irish potato cake

Não é pouca gente que já pega no meu pé: 'mas a Lorena não será filha única, né?' Os argumentos sempre são que filhos únicos são chatos, mimados, não sabem dividir. Pois eu conheço uma filha única super generosa, que adora reunir os amigos ao seu redor (eis outra característica). E essa amiga querida, sabida que é, se casou com um chef de cozinha. Fico só imaginando os pratos que saem da cozinha da Gê e do Pedro.

O Pedro de Carvalho já trabalhou em casas das mais diversas: Cesar Park, AMPGalaxy, no italiano Buttina, no russo Pittoresque, no francês Allez Allez... Culturas de diferentes cantos do mundo que agora ele leva para a casa dos clientes. Além de cursos personalizados, ele ainda criou o Chef em Casa para jantares com pequenos grupos. Ele vai até sua casa, prepara os pratos delícia e ainda deixa a cozinha em ordem. Não é um bom negócio? Dá uma olhada em alguns cardápios no site Chef Exclusivo.
E como eu adoro tirar casquinha dos amigos, pedi uma receita especial aqui pro blog e ele me enviou blinis. Blin, blintze ou mlyntze são uma espécie de panqueca nórdica, que pode ser feita de batata. Na Irlanda são bem populares, invariavelmente feitas apenas com batata e manteiga, e chamadas de irish cakes. Olha aí a receita. Dá vontade de fazer pra hoje!

Irish potato cake
O que usar:
- 500 g de batatas asterix cozidas com casca;
- 200 g de manteiga;
- 100 g de farinha de trigo;
- temperos à sua maneira (sal, pimenta, noz moscada...)

Como fazer:
Descasque e amasse as batatas enquanto quentes. Adicione a manteiga, os temperos e a farinha, amasse com as mãos até ficar homogênea (não coloque a farinha toda de uma vez, e só coloque tudo se necessário). Divida a massa em pedaços do tamanho de uma bolinha de pingue pongue e achate-os como um disco com 1 cm de espessura.
Em uma frigideira, coloque duas colheres de manteiga e um fio de azeite de oliva (para evitar que a manteiga queime), acrescente quatro unidades da massa com espaço entre elas e frite os disquinhos até ficarem dourados. Adicione mais manteiga na frigideira a cada leva, disponha as blinis em uma assadeira e asse por 5 a 10 minutos, para ficarem sequinhas e crocantes. (tempere as blinis com pimenta moída e especiarias assim que as tirar da frigideira, assim os sabores se firmam melhor no forno).

Cobertura:
O que usar:
- sour cream (iogurte natural + cream cheese + limão);
- noz moscada;
- espinafre marinado (com limão, pimenta rosa, grãos de mostarda e azeite);
- sal grosso triturado;
- especiarias;

Como fazer:
Misture iogurte natural com cream cheese, coloque algumas gotas de limão e um pouco de noz moscada e reserve. Escolha algumas folhas bem bonitas de um maço de espinafre, lave e coloque em uma travessa funda; tempere com limão cravo, pimenta rosa, grãos de mostarda e azeite de oliva, deixando marinar por alguns minutos. Disponha em uma travessa bem bonita alguns Irish Cakes quentinhos, coloque delicadamente uma colherada do creme com noz moscada e algumas folhas de espinafre marinado sobre o creme, salpique com sal grosso triturado com pimenta e especiarias.
Blinis também podem ser servidas com requeijão e geléia, com fruta caramelizada, com caviar e creme azedo (chique!), com pasta de azeitona, com bacalhau confitado ou o que mais você inventar. Afinal, batata não combina com alguma coisa?
* Obrigada, amiga. Meu blog ficou 100% Luxo com esta receita. Beijos especiais para o feijão(oa).

7 comentários:

  1. oi Re!!!!
    outro dia fiz blinis, mas com receita de panqueca mesmo....ficou muito bom tb....comemos de todas as maneiras, salgados, doces, misturados....hummmmmm
    é muito bom....agora vou fazer esses de batatas.
    bjbjbjbjbj
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Rô, segundo minha amiga, blini significa redondo e se refere a alimento. No caso dos países nórdicos, eles são feitos de batata!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ownnnnn, que post mais fofo, amiga! Você é sempre bem-vinda na nossa cozinha. Sim, a síndrome da filha única pode ser ótima, os pais contribuem muito para isso. Beijos e mais beijos com saudades mil! Gê.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Gê, mérito da dupra de Santios. Manda beijos para os novos vovôs!!! Tô imaginando a empolgação do casal. Bjs e bom findi.

    ResponderExcluir