2 de ago. de 2011

Conserva de batata bolinha

Semana passada fui ao sítio de uma amiga e logo espiei uma conserva de batata bolinha em cima da mesa. Ia ter festa sábado e a conserva já estava pronta dias antes, para ficar ainda mais gostosa. Daí me lembrei dessa receita aqui, que fiz no meu aniversário do ano passado quando resolvi fazer uma festa de boteco, com toalha de plástico, palito Gina rolando solto pela mesa, sanduba de mortaMdela e de pernil. Teve também um buraco quente divino. Para dias de festão ou de petit comité.

O que usar:
- 2 kg de batata bolinha (escolha as menores);
- 500 ml de azeite;
- meio copo de vinagre branco;
- 2 cebolas grandes picadas em rodelas;
- 6 dentes de alho;
- 3 pimentas dedo de moça sem sementes;
- imenta rosa a gosto;
- 3 folhas de louro;
- orégano;
- sal;

Como fazer:
Lave bem as batatas com buchinha/escovinha em água corrente. Depois, leve-as para a panela para cozinhar (não use pressão para elas não abrirem!) com sal e o vinagre branco. Em casa não demorou mais do que 15 minutos para elas ficarem macias. As batatas não podem desmanchar, por isso, vá espetando com um palitinho de tempo em tempo.
Pique a cebola em rodelas, amasse ou pique os dentes de alho (fizemos meio a meio; no socador, amassamos alguns com a pimenta dedo de moça sem semente e acrescentamos os outros em fatias fininhas), pique a pimenta. Em uma panela coloque um pouco do azeite, a cebola, o alho, as folhas de louro, a pimenta, o orégano e a pimenta rosa. Mexa sem parar para a cebola murchar e ficar transparente. Coisa rápida.
Com as batatas cozidas e frias, as acomode em um pote com tampa, jogue por cima a cebola e despeje sobre elas mais azeite. Feche e deixe fora da geladeira por 3 dias, mexendo sempre que possível. Três dias depois, pegue seu palito Gina, abra uma cerveja gelada e deguste as batatinhas em boa companhia. Eis o que farei.

6 comentários:

  1. Essas batatinhas são show.
    Adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. por quanto tempo pode ser conseervada fora da geladeira

    ResponderExcluir
  3. Keilah, depende do calor do dia... No verão eu não gosto de deixar a comida fora da geladeira por mais de 3 horas, por exemplo. Mas em um dia fresco, pode ser mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá preciso preparar 50. kilos de batata pra uma festa...quanto vou usar de ingredientes..vç. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se essa conserva depois de abrir o pote fica dentro ou fora da geladeira . qual a validade

    ResponderExcluir