22 de ago. de 2011

Três passeios de verão em NYC

Já cheguei a NY com algumas certezas. A primeira delas era que não ia perder um dia naquela cidade incrível para me enfiar em um outlet em New Jersey. As outras duas eram que eu queria cruzar a ponte do Brooklyn a pé e flanar em um pôr-do-sol no High Line Park, em Meatpacking District. Dei check list no meu roteiro, mas admito que os dois passeios só são possíveis no verão. O vento na Brooklyn Bridge é super agradável em dias ensolarados de céu azul, mas no inverno deve ser cortante!
1. BROOKLYN BRIDGE - Não tive tempo para explorar o Brooklyn, mas caminhar pela ponte do Brooklyn sobre o East River foi fácil. A ponte que une Manhattan ao Brooklyn tem quase dois quilômetros de extensão (mas não dá para sentir) e foi construída em 1875. A dica era não descer na estação Brooklyn Bridge (linha 4,5,6 do metrô/verde), mas usar a linha A,C (azul) e desembarcar na High St, do outro lado do rio. Então, em vez da gente caminhar de costas para Manhattan e ir até o meio da ponte e voltar, como a grande maioria das pessoas, fizemos nossa caminhada em direção à ilha, com ventinho no rosto e aquele visual maravilhoso. Na foto aí de cima, a ponte Manhattan e o Empire lá no fundo; abaixo, a estátua e um zeppelin ton sur ton no céu. Ao chegar em Manhattan, continuamos nosso passeio subindo pela Broadway em direção ao Soho e fizemos um pitstop na primeira Dean & DeLuca, o empório tudo de bom preferido de Julia Child, que fica em um prédio lindo desde 1977.
2. HIGH LINE PARK - Já tinha visto muitas reportagens sobre o High Line Park, criado sobre os trilhos de uma antiga linha férrea de Manhattan e queria muito ir até lá. Bastaria o fato de eu ser apaixonada por arquitetura (e por um arquiteto), mas ainda descobri alguns atrativos extras: o parque fica no Meatpacking District, um dos bairros mais cool de Manhattan e, mais, no parque, durante o verão, foram abertos alguns beer bars. Bar+cerveja+sol+vista do Hudson... Isso sim que são férias.
Nas minhas anotações constava uma dica tirada do blog da Antonella, ir ao The Lot on Top, que fica próximo à rua 30, mas assim que vimos o beer bar perto da rua 15 não aguentamos e já nos sentamos para beber uma cervejinha no The Porch. Tanto um como outro são provisórios e, no The Porch, há apenas porções simples, como castanhas e azeitonas e sanduíches (que esgotam rapidinho). Mas o objetivo principal, claro, não é a comida. No "calçadão" do parque, espreguiçadeiras lindas de madeira, um jardim muito bem cuidado e o povo descolado jogado curtindo o solzinho do fim de tarde.
3. ESTÁTUA DA LIBERDADE - Ok, muita gente diz que ir até a Estátua é programa de índio. O roteiro nem era uma prioridade nossa, já que achamos que seria um passeio sacal, mas o ticket do CityPass nos incentivou. Achei que chegasse ao Battery Park, lá no sul da ilha, poderia escolher entre o passeio tradicional, em balsas de turistas, ou pela Beast Ride, uma lancha rápida que faz o passeio próximo à Estátua (e percorre uma área bem maior dos tours tradicionais), mas não para na ilha. Já tinha lido sobre o passeio uma vez que fiz uma matéria sobre NY para crianças. Mas não, para pegar a Beast é preciso ir até o Pier 84 (informações aqui), próximo ao High Line Park. Tanto que, no nosso happy hour no High Line, víamos a lancha passando.
A fila do Circle-Line estava grande, mas andava rápido e decidimos embarcar. O trajeto é curto e muito agradável. Você pode optar por descer na ilha, mas para subir na Estátua é preciso ter um ingresso extra (que precisa ser comprado com bastante antecedência, digo, meses! E agora que a Estátua vai ser reformada vai ser ainda mais difícil). Descemos na ilha, demos uma voltinha, apreciamos o skyline de Manhattan, tiramos fotinhos como as centenas de turistas que também estavam lá e voltamos felizes para o barco. A balsa também para na Ellis Island, mas decidimos não descer. Um passeio turístico por dia era o nosso lema.

Ao desembarcar novamente no Battery Park, mais caminhada para aproveitar e conhecer o sul da ilha. Cruzamos o parque até a Broadway, demos um "oi" para Wall Street, quebramos a esquerda para ver o Ground Zero e fomos até a Century 21, o único outlet de Manhattan, que deve inaugurar em breve outro endereço, no Lincoln Square. Não é algo de enlouquecer, mas vale a pena para quem não vai a nenhum outro outlet, especialmente a seção de acessórios e de bebês/crianças. É claro que, antes de chegar lá, nos abastecemos de comida em outro pitstop, mas isso é assunto para outro post.

* Fiquei pensando que o título "passeios de verão" está muito radical. Dá, sim, para se arriscar a cruzar a Brooklyn Bridge na primavera ou então em dias ensolarados de outono. Eu mesma já cruzei (no século passado) a Golden Gate a pé em pleno inverno (californiano). O vento cortante queimou meu rosto, mas foi inesquecível. =)