21 de ago. de 2011

NYC: Planejar é preciso!

Planejamento é a alma do negócio - e a dica vale também para as viagens de férias. Para mim, não dá para chegar a um destino sem ter olhado o mapa da cidade e redondezas ou ainda sem saber quais são as principais atrações turísticas. Sou virginiana maleta, organizadinha, e, antes de embarcar para meu début em NYC, fui logo comprando um guia da cidade. Adoro os guias da PubliFolha e, desta vez, optei por um mais fininho, mais leve e prático, para carregar na bolsa (aqui). Com ele em mãos, fui anotando as dicas dos amigos. Saí de casa com ele todo rabiscado e carregado de post-its (Já disse que sou viciada em post-it?).
Para mim, um dos melhores blogs/sites de turismo é o Viaje na Viagem. Eu, que já escrevi matérias sobre Colômbia, St Barths, Indonésia, Marrocos e Butão, sem nunca ter pisado em nenhum deste lugares, bem sei a diferença de se ler um texto de um repórter que, de fato, viaja. Nas dicas do Freire dá para ver que ele entende do que está falando, que esteve nos lugares, conversou com locais para saber todas as informações quentes daquele destino. Outros blogs de especialistas que valem a visita são o Whiz, da mãe da Maria Antonia, Antonella Salem, e o Como Viaja!, da mãe do Joaquim, Nathália Molina. As duas são minhas companheiras de Ex-tadão e trabalham há mais de uma década com turismo.
Para começar a série de posts, uma dica extra. O metro de NY é muito fácil de usar. Confesso que, quando estive em Paris, sofri à beça para decifrar aquelas linhas todas coloridas e... não consegui. Mas o NY é baba. Usamos muito, diariamente, toda hora. Em poucos dias já estávamos malandras, pegando os trens expressos para economizar tempo e tal. E as máquinas do Metrocard são bem didáticas. É também uma forma de entender e sentir mais a cidade, ver seus moradores de perto, seus costumes (todo mundo tem tablet!)...

Outra coisa que vale investir - principalmente, se for sua primeira visita à Manhattan - é no CityPass, que custa US$ 79 (à venda nos pontos turísticos), e dá acesso a diversos museus como Moma, Metropolitan, Guggenheim, de História Natural, além de Empire State Building e do passeio de barco até a Estátua da Liberdade. Além de economizar uma bela grana, você ainda se anima para trocar as compras por diversão.

* No próximo posts, três passeios para você aproveitar o verão em NY!

8 comentários:

  1. Obrigada também pela dicas dos sites de viagem. Estou indo para o Canadá em setembro, e estou buscando saber mais antes da viagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Regina! Eu já fui e já voltei de NY.. Estava lá enquanto os posts baianos estavam programados aqui.. =)

    Visite os blogs, sim. Os 3 jornalistas são ótimos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Rê! Acabou de voltar de lá, que delícia! Vou ficar atenta às tuas dicas.

    Para encontrar meus posts sobre NY no Como Viaja!, é só buscar Nova York no 'search' ou clicar no nome da cidade no pé da página, à direita.

    Regina, lá no Como Viaja!, você encontra em 'reportagens' o link para uma matéria de capa que escrevi para o Estadão sobre o Canadá. Inclui textos sobre Vancouver, Toronto, Montréal e Québec.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ?
    vi que vc veio a Ny,que legal !espero q tenha aprovietado
    eu tenho um blog sobre os restaurantes de ny.
    se puder fazer uma visita
    www.openmindopenmouthny.com

    bjos
    bruna

    ResponderExcluir
  5. Andreia Ledio22/08/2011, 14:00

    Renata, que coincidência..Estava procurando dicas de NY para um amigo que está indo para lá, quando me deparei com o seu blog...E Tatuirrr! Que máximo!! Adorei as dicas de NY e os links dos outros blogs de turismo! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bruna, que pena descobrir seu blog só agora.. Dei uma olhada e achei bem legal, duas de suas dicas Morandi e Pulino's estavam anotadas no meu guia, mas não tive tempo de ir... Alguma coisa tem de ficar para a próxima viagem, né?
    Beijos e obrigada pela visita.


    Andreinha... de Tatuí para o mundo, como você, certo? Manda notícias daí. E o jornalismo?? Já era? Bjão.

    Nat, o blog está muito gostoso! Bjs procê e pro Joaquim!

    ResponderExcluir
  7. Oi Re tudo bem ? que bom q vc gostou do blog, espero que siga! tenho mtas coidas legais para escrever. ja moro aqui um bom tempo e as opcoes sao mtas !
    nunca memso da para fazer tudo em uma visita so, tomara que vc volte logo !
    bjs

    ResponderExcluir
  8. postagem completa, adorei...bjs

    ResponderExcluir