13 de ago. de 2011

O charme de Trancoso e a Barraca do Jonas

Eu não vou ser a primeira a dizer isso, mas vou cair no lugar-comum: Trancoso é um charme! Pode ter, mesmo em baixa temporada, aqueles guias mirins caçadores de turistas que são um pouco irritantes, é verdade. Mas chegar ao famoso Quadrado e ver as praias lá embaixo é muito gostoso. As casas do Quadrado são lindas, cheias de lojinhas de artesanato e restaurantes, que, mesmo estando a centenas de quilômetros de distância de São Paulo, praticam os preços do Iguatemi, mas tudo vale a pena. Quando estivemos em Santo André decidimos alugar um carro para passar um dia em Trancoso, já que não conhecíamos. Pegamos a balsa para Cabrália, passamos reto em Porto Seguro, Arraial d'Ajuda e, depois de visitar o Quadrado, fomos conhecer a Barraca do Jonas.
A Barraca do Jonas fica na Praia dos Coqueiros, uma das mais próximas do Quadrado. Como não tínhamos muito tempo, foi uma ótima escolha. Logo que você chega à praia, os tais guias querem logo te empurrar para uma barraca (e ganhar com isso, claro), mas nos mantivemos firmes e fortes na nossa escolha. Que bom. Enquanto a maioria das outras têm cadeiras de plástico, música alta e turistas que chegam em penca, a do Jonas é bem tranquila, tem cadeira de madeira, marca registrada do povoado e comida de primeira.
Os preços dos peixes variam de acordo com o tamanho de cada um. E para provar que eles estão fresquinhos, o garçom traz em uma bandeja algumas opções. Escolhemos o peixe vermelho, que era o bom do dia, e foi, sem dúvida, o melhor peixe que eu comi na viagem. É bom pedir o prato com antecedência porque o preparo é demorado, em forno à lenha, mas, gente, o peixe fica macio de um tanto, sem desmanchar.
E, no melhor estilo baiano, vem acompanhado de algumas guarnições: salada, arroz, feijão, pirão e uma deliciosa farofa de banana. Divina, divina.
Depois do peixe, é só esperar passar na areia o tabuleiro de palha com brigadeiros e beijinhos para garantir a sobremesa. Voltamos para Santo André à noitinha e nem ficamos cansados, de tanto que o passeio foi gostoso.
* Os pratos na Barraca do Jonas custam, em média, R$ 80. São mais caros do que os de Santo André, mas bem menores do que os dos restaurantes do Quadrado.
* Lá no alto, a minha pequena com a igreja São João Batista no fundo. Tanto uma como outra são... um charme! Já usei esse adjetivo nesse post?

3 comentários:

  1. Rê, que legal essas suas postagens sobre a Bahia. Eu já fui ao sul da Bahia algumas vezes, mas faz tempo. É sempre bom ter informações atualizadas. Vou guardar esse seu link nos meus favoridos. Valeu!
    Você já foi, ou está indo pra NYC? Eu moro próxima a Nova York.

    ResponderExcluir
  2. Our Green Bay Packers Banner Flag measures 28x40 inches, is constructed of 2-ply 100% polyester, and provides a top sleeve for hanging vertically from a wood flagpole. The Green Bay Packers Banner Flag is high quality dye sublimated with the NFL Packers logo as shown. NFL Banners Flags are a perfect way to show neighbors your NFL team allegiance by flying from your front porch, patio, or deck.Our NFL Banner Flags are 2-ply, double-sided, and viewable and readable correctly on both sides.These flags are made of a premium polyester and made in the USA.Fly your Green Bay Packers Banner Flag with our 5' wood flagpole and adjustable flag bracket.
    nfl american flags,
    stars and stripes flags,
    football flags salecheap Philadelphia Eagles banners, House Divided Flags,Sports Flags 3x5, Sports flags and banners,nfl House Divided Flags

    ResponderExcluir
  3. magliette di calcio a buon mercato negozio online per 2016-17.
    Prezzi a buon mercato, il migliore servizio, consegna veloce!
    Il trasporto in tutto il mondo, trasporto libero da EMS / DHL / CHINAPOST a termine più di 99 euro!
    Si interessa di acquisto, si prega di contattare me
    Interessato a comprare magliette, contattatemi
    negozio on-line €15.50
    Taglia: 16 18 20 22 24 26 28maglie da calcio a poco prezzo,
    magliette da calcio poco prezzo, Maglia Barcelona vendita
    Maglia Deportivo shop

    ResponderExcluir