12 de ago. de 2011

Praia do Guaiú

Ok, um povoado com cerca de 500 habitantes é muito agito para você, não tem problema. Perto de Santo André, no sul da Bahia, existe a praia do Guaiú, onde, com certeza, você vai se sentir no meio do nada. A praia é bem extensa e, pelo que vi, tem apenas duas barracas estruturadas. E, além de mar calminho e muito sol, um rio, o Guaiú, para dar um charminho extra. São cerca de dez quilômetros entre uma praia e outra que podem ser vencidos a pé, para os mais fitness, de carro (alugado ou taxi), para os preguiçosos, ou de busão de linha, para os turistas roots, como eu, o marido e a pequena Lolinha. O ônibus passa a cada hora e não leva dez minutos para chegar, mas, ao descer na pista, é preciso caminhar um quilômetrozinho. Na ida, ok, mas na volta, com o sol no coco, com criança no colo, todo mundo cansado, vixe, dá para repensar a opção...
A barraca escolhida e recomendada foi a da Maria Nilza, uma senhora simpática que estampa, com um chapéu de palha e um sorriso brejeiro, não só os cartões do restaurante como o cardápio. Logo na entrada, recortes de jornais com matérias elogiando o restaurante. O lugar é bem agradável, as mesas são cobertas com toalhas de renda, as cadeiras de sol com esteiras de palha e as "louças" são de barro, rústicos e lindos. Nós escolhemos o prato mais famoso da casa, o arroz com polvo. O arroz com polvo, citado e elogiado em tudo quanto é matéria, sinceramente, não agradou ao nosso paladar, achamos pesado demais. Mas, conversando com outros turistas, decidimos que na próxima vez vamos de moqueca!
Mas se tem uma coisa que me agradou foi o banheiro! Gente, o banheiro é aberto e tem a vista do rio, que está na foto lá no alto. A tampa do vaso tem capinha de crochê, todo mimoso. Só dá medo de chegar alguém e espiar pelas frestinhas da parede de palhinha. Ui!
Na saída, Maria Nilza - e seu chapéu de palha e seu sorriso brejeiro - presenteia os clientes com folhinhas de trevo de quatro folhas e pede para você tirar um papelzinho de uma caixinha, com uma mensagem bonitinha. Super meigo.

* Só para constar, não foi o arroz com polvo que me levou até o banheiro. :)

4 comentários:

  1. Maria Zilda vc e uma pessoa maravilhosa, talentosa, caprichosa e o que mais admiro em vc e a sua alegria. Seu restaurante e impecavel e de um tremendo bom gosto. A comida e maravilhosa e o servico impecavel. Gostaria de estar recomendando a todos, pois ir a Guaiu sem ir na Maria Zilda perde de conhecer o lugar mais lindo da regiao.Que Deus abencoe muito a sua vida. Amei em te conhecer, em breve estarei ai, pois estou morrendo de saudade dos momentos maravilhosos que tive ai.
    Beijos
    Christina (Jorge)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo o restaurante da Maria Nilza. Ela é uma simpatia de pessoa e o lugar é um paraíso. Tive a felicidade de estar lá em Setembro de 2012 e me apaixonei pelo lugar. Vale muito a pena, principalmente pela cordialidade da Maria Nilza, fora que a comida, o atendimento e a estrutura também são ótimos.

      Excluir
  2. Saudades da senhora, Dna`; Maria!!não vejo a hora de revéla e visitar essa maravilha de lugar!! abraço e fica com DEUS!!!

    ResponderExcluir