9 de set. de 2011

Lasanha bolonhesa do marido

Eu adoro cozinhar, mas cozinhar com tempo - e, principalmente, com a ajuda do marido. É que não gosto de provar comida e ele é meu sal e minha pimenta. Mas molho bolonhesa eu nem tento fazer porque o dele é imbatível. E é esse molho que nós usamos para fazer a lasanha, esse prato com gosto de preguiça e colo de mãe. Num destes fins de semanas, reunimos os amigos para fazer a lasanha. Enquanto conversávamos, íamos montando a lasanha: molho, massa, molho bolonhesa, molho branco, presunto (uso bem pouco), queijo, molho bolonhesa, massa, molho bolonhesa, molho branco... 

Lasanha bolonhesa do marido
O que usar:
Para 6 pessoas
- 1,5 kg de patinho moído;
- 1 cebola;
- 5 tomates maduros;
- 1 lata de tomate pelado;
- 1/2 lata de extrato de tomate;
- 300 g de queijo mussarela;
- 150 g de presunto;
- parmesão ralado a gosto;
- sal; 
- folhinhas de manjericão;
- um tico de leite;
- molho branco (pode ser pronto, nós aproveitamos um queijo de fondue que estava marcando na geladeira);
- 1 caixa de massa para lasanha Renata (claro!) grano duro;

Como fazer:
Molho branco: Dá para fazer o molho branco zás-trás. É só refogar um pouco de cebola picada na manteiga, dissolver duas colheres de maizena em 1 copo de leite. Despejar na panela e colocar mais leite até dar o ponto. Temperar com noz moscada, sal e, se quiser, parmesão ralado. Simples assim.

Molho bolonhesa: Bom, para preparar o bolonhesa refogue a cebola no azeite. Junte a carne. Quando ela estiver cozida, corte os tomates em pedaços grandes e vire o "bumbum" deles para o fundo da panela. Em poucos minutos a casca irá enrugar e você conseguirá retirá-la com uma pinça (técnica inovadora do marido). Junte o tomate pelado, o extrato, um tico de leite, manjericão e tempere com sal e pimenta do reino. O ideal é deixar no fogo por, ao menos, uma horinha.

Montagem
Basta seguir as instruções da embalagem. A massa sempre precisa estar em contato com o molho, certo? Então em um refratário coloque molho, massa, bolonhesa, branco, presunto, queijo, molhos, massa até ficar até um dedo da borda do refratário. Sem miserê! Termine com molho e finalize com parmesão. Como está na embalagem, acrescente um copo de água. (É estranho, mas dá certo). Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Se achar que está secando muito, pingue mais água. Quando estiver borbulhando e a massa estiver macia, prontinho.

3 comentários: