26 de set. de 2011

Linguine com camarão Jamie Oliver

Primeiro de tudo, confie em mim. Não conseguiu? Então confie no Jamie Oliver. Um chef celebridade deve ter lá seu mérito, não é não? Já disse aqui o quanto eu adoro a Casa e Comida, da Editora Globo, revista que eu tento colaborar a cada edição. Revista linda, bem editada e com receitas incríveis que funcionam. De brinde, no final da revista, há texto e receitas inéditas do Jamie.

Na última edição, escrevi uma matéria com receitas sem glúten e sem lactose, mas o que me deu água na boca mesmo foram os pratos do Jamie, os pratos italianos preferidos dele, muitos disponíveis no menu da sua rede Jamie's Italian. A escolha da vez foi o linguine com camarões, que leva anchova e alcaparra no molho.

Eu não amo alcaparras, achei que era muita pimenta e que não era preciso processar o molho, mas decidi confiar no Jamie, não fazer picuinha e seguir a receita. Fiz apenas algumas pequenas adaptações para facilitar a minha vida já que não compro camarão com casca nem faço caldos caseiros. E isso não interferiu em nada no resultado final: prato fantástico, camarões e massa massa al dente, pimenta no ponto. Sem dúvida, uma noite feliz. E nem era Natal.
Linguine com camarão Jamie Oliver
Para 2 pessoas
O que usar:
- 200 g de linguine fresco ou seco (usei Bavette, da Barilla);
- 1 col. (sopa) de alcaparras;
- 6 filés de anchova (comprei uma conserva da Zarotti);
- 4 dentes de alho fatiados;
- 12 camarões graúdes inteiros - descasque e reserva as cascas (usei 500 g de camarão já limpos, não guardei a casca);
- 50 ml de vinho branco;
- 1 cebola média picada;
- 1 col. (sopa) de purê de tomate (usei 1 lata de tomate pelado);
- 350 ml de caldo de peixe (não usei, por isso usei o tomate pelado);
- 1 col. (sopa) de pimenta vermelha fresca picadinha;
- 6 tomates-cerejas cortados em quatro (usei sweet, cortado em dois);
- 40 g de rúcula (ele usou mini-rúcula, mas eu usei a normal);
- 1 col. (sopa) de salsinha lisa bem picada;
- azeite extravirgem.

Como fazer:
1. Coloque o azeite em uma frigideira de fundo grosso e refogue as alcaparras, as anchovas e metade do alho picado por 3 minutos. Junte as cascas de camarão e frite por mais 3 minutos. (Como não tinha casca, cortei bem fininho dois camarões, só para dar um gostinho). Adicione o vinho e cozinhe até reduzir à metade.
2. Acrescente a cebola, o purê de tomate e o caldo de peixe (o tomate pelado, no meu caso) e deixe ferver por 5 minutos. Tire do fogo, bata no processador até ficar homogêneo, peneire e reserve (não peneirei). OBS: Para quem quer adiantar a receita, que é rápida e prática, mas pode ser ainda mais simplificada, dá para fazer de véspera ou horas antes o processo até aqui. Na hora, é só fritar os camarões e a massa e agregar o molho. Não mais que 10 minutos.
3. Em outra frigideira, coloque azeite, a pimenta picadinha e o restante do alho até ele amolecer. Adicione os camarões e cozinhe de 1 a 2 minutos. Acrescente o molho, deixe ferver por alguns minutinhos e, por fim, junte os tomatinhos, a rúcula e a salsinha. Junte a massa cozida e deixe que ele absorva um pouco o molho. Sirva com rúcula por cima e um fio de azeite extravirgem. Parmesão, um bom vinho e boa companhia também harmonizam bem.
Aqui no blog você encontra outras duas receitas que saíram das páginas da Casa e Comida: o medalhão com pimenta rosa e o incrível zucotto de cookies and cream.

4 comentários:

  1. Sou assinante da revista, vi seu nome lá mesmo, outro dia ia até perguntar, mas sei lá, vai q era só coincidência , né?rsrsrsrs todas as receitas sugeridas são excelentes... ai q fome!

    ResponderExcluir
  2. Com tantos ingredientes deliciosos, só pode ter ficado muito bom! bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca, adoro massas com camarão, e amo essa revista. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cíntia, sou eu mesma, adoro a revista tb!

    Beta, não tem mesmo, mas confesso que fiquei meio tensa em juntar um monte de ingredientes de sabor super forte, como alcaparra e anchova. Mas ficou ótimo - e não foi preciso sal, claro!

    Pati, faça. É muuuuuito bom o prato. Até comentei com o marido que, muitas vezes, a gente vai a alguns restaurantes e nem come tão bem. Comemos muito bem, só faltou o garçom para lavar a louça e sugerir uma sobremesa. =)

    Beijos, meninas.

    ResponderExcluir