12 de set de 2011

Terrine de berinjela

A Mari, a irmã prendada, adora comidas lights e foi ela quem fez essa terrine de berinjela, inspirada em uma terrine do blog Diário de Cozinha. Inspirada porque, em vez de pimentões, ela usou abobrinha e cenoura. Diz ela, ficou maravilhosa. Então, aproveite que hoje é segunda-feira, dia oficial da dieta, para prová-la.

Terrine de berinjela
O que usar:
- berinjelas cortadas em lâminas (na transversal) bem finas;
- 2 cenouras pré-cozidas al dente e cortados em tiras finas;
- 2 abobrinhas italianas pré-cozidas al dente e cortadas em rodelas;
- 300g de ricota fresca;
- 3 dentes de alho roxo picado finamente;
- 1 maço de espinafre;
- 100 ml de azeite;
- sal e pimenta a gosto.

Como fazer:
No blog há uma história de polvilhar as lâminas de berinjela com sal para liberar as toxinas. Eu, confesso, nunca escutei falar sobre isso, mas para que contrariar? Então, primeiro polvilhe sal sobre as lâminas de berinjela e deixe por cinco minutos. Depois, lave as lâminas e deixe secar.
Escalde o espinafre por dez segundos em água fervente. Pique a espinafre finamente e, numa frigideira com um pouco de azeite, coloque o alho e, em seguida, o espinafre. Refogue rapidamente e reserve.
Misture a ricota com o espinafre e acerte o sal e a pimenta.
Numa chapa ou frigideira, grelhe as lâminas de berinjela já temperadas com sal e pimenta e azeite.
Forre a forma de terrine com filme plástico e disponha as lâminas de berinjela de modo que sobre metade para fora da forma. Recheie primeiro com uma camada de ricota (pressione bem), depois rodelas de abobrinha, outra camada de ricota, seguido de tiras de cenoura e finalmente termine com mais ricota. dobre a parte da lâmina de beringela que ficou para fora da forma, forrando toda a terrine.
Coloque um peso por cima da terrine e leve a geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva.

Um comentário: