2 de jun. de 2011

Curry de frango da Flávia

A Flávia é aquela amiga que sempre recebe os amigos na cozinha, com uma receita deliciosa e boas risadas. Há muito tempo conheci essa receita dela. De tão gostosa, entrou para o cardápio de casa e também da casa da Mari, minha irmã prendada. É uma receita com muitos ingredientes, mas não difícil. Quem gosta de curry pode caprichar na dose e, quem não gosta, pode simplesmente ignorá-lo. O gengibre e o cominho darão o gosto especial. Para acompanhar, sirva com arroz com coco queimado. Delícia.

Curry de frango da Flávia
Para 10 pessoas
O que usar:
- 2,5 de peito de frango cortado em cubos médios;
- 2 col. de manteiga sem sal;
- 1 couve flor;
- 2 brócolis;
- 200 g de vagem;
- 4 cenouras pequenas;
- 2 cebolas;
- gengibre (cerca de 5 centímetros);
- 2 caldos de carne;
- 2 col. (café) de açafrão;
- curry a gosto;
- pimenta branca;
- 2 col. (café) de cominho;
- 1 vidro grande (ou 2 pequenos) de leite de coco;
- 250 g de damasco;
- 250 g de castanha de caju;
- 2 saquinhos de coco ralado doce "torrado" para finalizar;

Como fazer:
1. Antes de tudo, tempere o frango com sal, pimenta do reino e limão. Reserve. Para facilitar, lave todos os legumes e deixe-os picados: brócolis e couve-flor em "árvorezinnhas", cenoura em rodelas, vagem... No processador, bata a cebola com o pedaço de gengibre. Reserve.
2. Em uma panela grande (a wok é a ideal para fazer, principalmente se for em grande quantidade, mas pode ser na que você tiver), derreta a manteiga e junte o caldo de carne e a cebola com o gengibre. Junte o frango e, aos poucos e sempre provando, tempere o frango com cominho, pimenta branca, açafrão e curry. Para essa quantidade, já usei 2 col. de chá de curry em pasta e 2 de café de curry em pó. Ficou hot. Todos os convidados gostavam de pimenta e todo mundo adorou. Mas é bom saber o gosto da visita;
3. O frango solta bastante água e o ideal, segundo a Flávia, é juntar os legumes e misturá-los com essa "água" para eles pegarem o tempero. Dica: Para os legumes não se desmancharem, espere o frango ficar quase no ponto para adicionar os legumes;
4. Quando o frango e os legumes estiverem cozidos, junte o leite de coco. Deixe ferver por um tempinho e, para finalizar, decore com damasco picado e castanha de caju.
5. Para acompanhar, arroz branco e uma farofa de coco queimado. Compre 2 saquinhos de coco ralado adoçado e torre na frigideira. Dá para servir o coco à parte, na mesa, misturá-lo no arroz, para dar uma cor, ou salpicar por cima do frango.
* Faltou a foto do prato pronto...!

2 comentários: