17 de ago. de 2011

Sanduíche de pernil

Oi? Tem alguém aí? Bom, estou de volta, mas em clima de fim de férias + inferno astral. Falta tempo e inspiração. E, enquanto tento buscar ideias para o meu aniversário, mais um post requentado procês, o sanduíche de pernil da minha festa de aniversário do ano passado. A festa de boteco teve batatinha em conserva e buraco quente. Ficou tudo delicioso. Mas o pernil, em especial, ficou um arraso. Ele foi temperado com três dias de antecedência e ficou o dia todo assando para, no fim do dia, receber os pimentões, tomates, etecetará.
O sanduíche de pernil foi um desafio extra, já que nunca tinha assado um pernilzão de 5 quilos. Nem temperado. Por isso, pedi ajuda aos universitários, no caso a minha vizinha e amiga Cris (aquela dos Cupcakes da Cris!). Na quarta-feira, batemos no mixer todo o tempero, fizemos cortes na carne e eu deixei a carne marinando na geladeira por dois dias, virando a peça de tempos em tempos. Na sexta, o pernil ficou no forno por cerca de 5 horas para daí, finalizar o prato. Para mim, foi o melhor da festa. Ficou incrível.

O que usar:
Para o tempero
- 5 kg de pernil*;
- 1 cabeça de alho;
- 3 cebolas;
- temperinho pronto caseiro (alho, cebola, sal e manjericão, feito pelo pai da Cris que, por sorte, sempre me abastece também);
- 800 ml de suco de limão rosa;

Como fazer:
O limão rosa estava enorme e mais parecia uma mexirica! Sorte a minha, que espremi o limão no espremedor de sucos. Daí batemos no mixer o alho, a cebola, o tempero caseiro e o suco. Com uma faca bem pontiaguda, a Cris descontou o stress no pernil. Furou de um lado, de outro, e mais um pouco.

Depois de marinar por dois dias, o pernil foi para o forno baixo coberto com papel alumínio (feche bem). Por três vezes eu abri o papel e reguei a carne com o tempero da assadeira. No meu forno, demorou umas cinco horas.

Para o sanduíche
- 5 pimentões (vermelhos, amarelo e verde) em tirinhas;
- 3 cebolas grandes em rodelas;
- 1 cabeça de alho;
- 6 tomates grandes;
- 1 vidro de molho inglês;
- 4 pimentas dedo de moça (sem sementes);
- óleo;
- sal;

Como fazer:
Corte o pernil assado e reserve. Na panela, coloque o óleo, doure o alho, junte a cebola e o pimentão até ele ficar macio. Junte o tomate picado e a pimenta. Quando estiver tudo murcho, junte a carne picada grosseiramente (de tanto mexer, a carne vai desfiando, por isso não a corte muito pequena). Mexa tudo e pronto. Se fizer isso de véspera, melhor ainda. No dia da festa, esquente a carne em uma frigideira funda e sirva com pão francês fresquinho com algumas gotas de molho inglês. (Na festa, usei mini-pães).

* 5 kg de pernil serve bem cerca de 60 pessoas. Lembrando que servi outros lanches. Se servir só pernil, compre 8 kg de carne.

Um comentário: