15 de set. de 2011

Pimenta em conserva

Comprei um monte de pimenta dedo de moça para a minha festa mexicana e aí, três dias depois, lá estava a turminha me encarando e perguntando se eu não ia dar um fim digno para elas todas. Pela quantidade, não teve saída, ia ter de ser uma conserva de pimenta. Na internet, fiz uma pesquisa rápida e achei diferentes versões: com azeite, com vinagre branco e até com suco de limão (para ficar mais suave, dizia). Mas nem tive tempo para escolher, fui para São Paulo para uma reunião e, quando voltei, tchan!, mágica, as conservas já estavam prontas. O marido, órfão de mulher e filha, acabou se entretendo. Os vidros, que eu sempre guardo, ficaram lindos cheios de pimenta. O duro é que eu me apeguei a todos eles e até agora não consegui presentear ninguém. Haja pimenta!
O básico de todas as receitas é esterilizar o vidro que irá usar. Para esterilizar, coloque o vidro em uma panela de água fervente por 15 minutos. Pronto. Outro uníssono nas receitas: depois de lavar os ingredientes é preciso secá-los muito bem para que eles não mofem. Agora, as particulariedades da receita feita pelo marido que está tão cheirosa, vocês não têm ideia!

Conserva de pimenta
O que usar:
- pimenta malagueta ou dedo de moça;
- dentes de alho (ele usou uns 4 por garrafa);
- pimenta rosa;
- pedaços de cebola em cubos;
- folha de louro;
- ramo de alecrim;
- sálvia (2 folhinhas por garrafa);
- vinagre branco;
- sal (1 col. de chá por garrafa);
- 1 dose de pinga (para as 3 garrafas);

Como fazer:
Lave as pimentas e as seque em um pano de prato limpo. Corte o cabinho das pimentas (vocês vão ver que alguns não estão cortados, é que ele se esqueceu, mas depois corrigiu o erro! rs). Daí vem a parte mais complicada, posicionar as pimentas e os outros ingredientes dentro no vidro. Para as garrafas mais finas (de azeite), o marido usou arame comprido (No caso, um arame que veio em um vaso de orquídea. Sim, ele esterelizou o arame, sim, sou casada com o Magaiver). Depois de colocar tudo, preencher a garrafa com a mistura de vinagre branco, pinga e sal. Vede bem o vidro e deixe curtindo por alguns dias. Assim que provar, volto com meu testemunho.
É um presente bacana para dar para um amigo, vizinho, tia ou cumpadre, não? 

*** UPDATE - Já provamos a conserva e ela ficou bem suave, deliciosa. Dá até para picar a pimenta (sem as sementes, os mais conservadores) e comer. Delícia!

6 comentários: