23 de mar. de 2011

Rigatoni com salmão e queijo de cabra

Fazia muito tempo que não me encontrava com um amigo querido, o Fabiano. Tanto que nunca havia provado suas receitas, que são bem famosas. Mas no meio do carnaval, por Facebook, combinamos um jantar aqui em casa. O cardápio, chique que só, foi dele: Rigatoni com salmão defumado e chèvre. Uma massa fria, daquelas que podem ficar pronta antecipadamente, bem fácil de se fazer e com um sabor ultra delicado, delicioso. O Fá chegou em casa com sua sacola com todos os ingredientes em um braço e, no outro, uma amiga querida, a Regina. Foi uma noite deliciosa, regada a vinho branco e muitas risadas.

O que usar:
Para 6 pessoas
- 1 pacote de rigatoni;
- 200 g de salmão defumado em fatias;
- 400 g de queijo de cabra (chèvre);
- 2 limões sicilianos;
- 1/2 vidro de azeite (250 ml, mais ou menos);
- pimenta rosa (opcional);
- nozes picadas (opcional);

Como fazer
Cozinhe a massa antecipadamente para dar tempo dela esfriar. Reserve. Amasse o queijo de cabra com o garfo, grosseiramente, com um pouco do azeite. (O Fabiano comprou no Pão de Açúcar um queijo de cabra que veio mergulhado no azeite, com diversos temperos, entre eles, pimenta rosa, que deu um sabor bem especial.) Misture o quejo à massa, regando sempre com azeite. Rasgue as fatias do salmão defumado e misture. Por cima, raspas de limão siciliano. Se quiser, acrescente mais pimenta rosa, mais raspinhas e, por cima, nozes picadas. Sirva com vinho branco geladinho e boa companhia.

3 comentários:

  1. Que honra ter uma receita aqui! Foi uma noite incrível mesmo e como você diz, uma receita "phina" como nós!!!! Na sacola que você mencionou haviam nozes que podem ser adiconadas no final para dar um toc......mas vinho altera minha memória!rsrsrs
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. A sacola vermelha do seu pai já valia um post, né Fá? Vou colocar a obs das nozes. Bjs e inté o próximo encontrim! Bjão.

    ResponderExcluir