15 de jul. de 2011

Parque Ecológico de Boituva

Quando digo que moro no interior, dez entre dez pessoas falam: nossa, que delícia! E já imaginam que minha filha vive no meio de muito verde, com parques e animais à disposição. Obviamente, para as bandas de cá, a qualidade de vida é melhor, não há trânsito e o ar é limpinho. Mas, especialmente a minha cidade, Tatuí, é muito carente de área verde. Temos praças - e só. Há pouco tempo a Prefeitura passou a administrar um parque, o Maria Tuca. Essa semana, coloquei as crianças no carro e fomos para lá. Depois de três quilômetros de estrada de terra, fomos informados que o parque só abre aos finais de semana. O parque estava lá, aparentemente bem conservado, vazio e fechado em plenas férias escolares.
Daí que minha co-pilota lembrou que em Boituva, uma cidade próxima, tem um parque ecológico. E lá fomos nós. O Parque Ecológico de Boituva nos surpreendeu. Além de ter uma ampla área verde, ele ainda tem inúmeros animais silvestres, que são encaminhados para lá depois de serem apreendidos pela polícia. Tem arara azul, arara vermelha, veadinho, patos, tartaruga, macacos, jacaré, pavão, capivara e até um furão e um veadinho.
O passeio é super agradável. Você caminha por uma trilha em volta do lago e vai passando pelos bichos. Se você for para lá por volta das 3h30 da tarde, ainda vai ver o tratador alimentando os animais. As crianças adoraram ver o que o macaco comendo mamão e maçã. Esse macaco aí de cima estava numa carência só. Do lado de fora da grade, as crianças faziam macaquices e ele, nada...
O parque de Boituva ainda tem um parquinho com balanços, gangorras e gira-gira. Bem simples, mas bem conservado e, melhor, os brinquedos ficam debaixo das sombras das árvores. Tem também mesas de piquenique. Perto do parquinho, uma pequena trilha em meio a um bambuzal para dar gostinho de aventura. Manu, Laurinha e Lola caminharam gritando, só de farra.
As três mocinhas fazendo pose em um dos lagos. Ao fundo, a cidade de Boituva. Se você é da região e quer fazer um passeiozinho rápido, só para lembrar as crianças que férias é época de passear, vai lá. Dá para gastar algumas horas por ali - e parte da energia dos pequenos.
O Parque Zoológico Eugênio Walter fica na Avenida Pedro Eid, sem número (joga no Google). Tem uma pequena lanchonete. E, melhor, abre de terça a sexta, das 8 às 16 horas. Aos sábados e domingos, das 8 às 16h30. Tel.: (15) 3263-5302.

6 comentários: