29 de mar. de 2011

Berinjela da Faby (e minha também)

Nessa história de revisitar blog antigo, acabei me lembrando de muitas coisas boas. E uma delas é essa berinjela aqui, um clássico na cozinha da clássica blogueira Faby, ex-rainha-sem-perder-a-majestade, que agora também atende em nova cozinha, no Pimenta no Reino.
É uma receita trabalhosa, confesso, por isso é bom fazer de panelão, já que ela pode ficar guardada por um bom tempo na geladeira. O crime compensa, pode ter certeza. Para mim é o melhor antepasto de berinjela que já comi. É tão gostosa que há tempos já me apossei da receita. É da Faby, minha e de quem mais quiser.

Antepasto de berinjela da Faby (e de quem quiser)
O que usar:
- 3 berinjelas grandes;
- 3 cebolas em tiras;
- 1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo;
- 5 dentes de alho;
- 1 xíc. de vinagre ou vinho branco;
- um punhado de uvas passas brancas e pretas sem semente;
- um punhado de alcaparras;
- um punhado de azeitonas verdes;
- 3 folhas de louro;
- 1 pimenta dedo de moça (A Faby usa a de cheiro, mas não achei);
- bastante orégano;
- muito azeite - sem miserê, por favor! Eu usei um vidro inteiro!


Como fazer:
A Faby faz a receita de olho e, como também costumo cozinhar assim, vai do seu instinto colocar mais ou menos coisas. Bom, para começar, descasque as berinjelas e a corte em fatias. Sobreponha uma fatia sobre a outra e corte em tirinhas - quanto mais fina melhor. À medida que for cortando a berinjela, coloque as tirinhas em um escorredor de macarrão. A cada camada, salpique sal - muito sal. O sal é para desidratá-la. E ela deve ficar ali, no sal, por umas 2 horas.
Enquanto isso, em uma panela coloque azeite, alho, cebola e os pimentões. Coloque a xícara de vinagre, deixe evaporar e junte os outros ingredientes: alcaparra, azeitona, passas, louro, pimenta dedo de moça... Refogue até o pimentão ficar macio - gosto dele crocante, sem que desmanche.
Quando der as 2 horas, lave bem a berinjela para tirar todo o sal. Escorra diversas vezes e a esprema. Para retirar toda a água, a embrulhe em um pano de prato limpo e torça. Ela vai ficar bem sequinha. Essa é a hora de você desligar o fogo, juntar a berinjela com o refogado da panela e colocar o orégano.
Deixe esfriar e coloque em um pote. Cubra tudinho com azeite, deixe curtir por alguns dias e sirva com um pão italiano, uma cerveja bem gelada e sorria.

11 comentários:

  1. Hum... adoooro berinjela !!!
    Faço uma caponata que fica muuuito boa, é minha especialidade !!!
    Adooorei a receitinha e vou testar !!!
    Beijoooocas

    ResponderExcluir
  2. Rê, a verdade é que eu sempre MORRO DE PREGUIÇA de fazer receitas elaboradas! rs Fica pra vez ou outra mesmo! Essa receita é divina e deve ficar bem parecida com a da minha mãe que é a MELHOR DO MUNDO (a mãe e a receita)! Inclusive teve na festa da Bia!
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Renata, essa beringela é ótima mesmo, eu faço igualzinha, só acrescento 1 xícara de nozes picada no refogado e fica muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Hummm.. deve ficar bom com nozes tb! Vou me lembrar da próxima vez.

    Bjs a todas.

    ResponderExcluir
  5. ai q raiva, tentei fazer essa receita hoje pra comer com uma focaccia que eu fiz na maquina de pao. so que eu nao escorri bem a beringela e ainda por cima deixei no sal por oito horas. ficou salgada demais, mas pelo menos gostei da textura, entao vou tentar de novo. beijos

    ResponderExcluir
  6. Eita, Lola!!! rs Mas tem de escorrer muito mesmo, várias vezes. E depois esprener. Eu coloco em uma pano de parto e torço... Fica 'quinem' um fiozinho de lã murcho.. rs
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir