18 de mai. de 2011

Clássico Cerqueira

Não sou boa de matemática, mas tenho quase certeza que 1/4 de mim é Cerqueira. E esse 1/4 se demonstra praticamente de uma única forma: paixão por porpetas. Este é o prato clássico lá de casa há gerações. Para mim, nunca houve almôndega, mas porpetas. E, quer saber, as porpetas lá de casa dão de 10 nas primas almôndegas que já encontrei por aí. Mami que, por sinal, tem zero de sangue Cerqueira, faz porpetas como ninguém e eu decidi em um domingo destes ver qual é desta receita. Maridón já havia tentado, em vão. Deixou as danadas muito tempo no molho e com a panela tampada. Resultado: um molho à bolonhesa - de salame. Sim, as porpetas Cerqueira que começaram com minha tataravó Carmela, passaram pela bisa Mariana e pela vó Carmela (eita criatividade), todas anjos há tempos, são feitas de salame. Para mim, isso é mais do que comfort food, é um colo. Eis a receita.

O que usar:
- 3 pãezinhos amanhecidos;
- leite;
- 1 gema;
- 1 xícara de queijo ralado;
- 1 xícara de salsinha;
- azeitonas verdes;
- 1 salame;
- farinha de trigo;
Como fazer:
Tire a casca do pão e faça dele uma massa com a gema e um pouco de leite. No liquidificador ou no processador, com muita paciência, triture o salame. Em uma tigela junte o salame, a massa de pão, as azeitonas, o queijo, a salsinha e ponha as mãos na massa e faça disso tudo uma mistura uniforme. Eis as porpetas. Faça bolinhas da massa e polvilhe cada uma com farinha de trigo. Após fritá-las, com todo o cuidado para elas não desmancharem, as coloque no molho por cerca de 40 minutos. Com a tampa aberta, para não repetir o mesmo erro do maridón. Ah, resta falar que com esta mistura mega light as porpetas são bem pesadas. Apesar de deliciosas, é quase impossível comer duas inteiras. Mas você pode tentar.

8 comentários:

  1. Rê, nunca tinha visto porpeta de salame ! Preciso experimentar isso... deve ser tudo de bom mesmo !
    Bjs... tô com água na boca...
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Ai que delicia, nhac!! Adorei o post do Carlota tbem!! Um bj doce e apareca nas Abobrinhas
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  3. LIVIA , precisa mesmo experimentar.
    É de eliminar qq outra porpeta do cardápio!
    Delicia!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Melhor comida do mundo!!! Seguida pelo bacalhau da mamãe, como já disse em outro post! Mas não dá um pouco de dó de divulgar a receita??? rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. ah, fá, deixa de ser egoista! o que é bom tem que ser divulgado mesmo! e isso deve ser pra lá de bom, né?

    bj

    ResponderExcluir
  6. Aí jesuis, me fez suspirar! :)


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir