10 de mai. de 2011

Coletânea de Dicas Caseiras

Imagine reunir 245 dicas domésticas sem o auxílio da internet. Pois eu conheço quem tenha conseguido tal façanha. Foi em 1985 que Maria Aparecida Camargo de Campos escreveu a Coletânea de Dicas Caseiras para a Coordenadoria das Associações das Famílias de Rotarianos de Tatuí. O livro tem 50 páginas e traz conselhos para o dia-a-dia da dona de casa, dicas para tirar manchas, dicas sobre temperos e cuidados com as flores e as jóias. Uma coisa que me soa meio conselho da vovó... Depois de ler as 245 dicas a conclusão que eu chego é: como era difícil a vida antigamente! E como comia-se fritura!!! Mas vale ler as melhores, selecionadas aqui. E, quem sabe, testá-las.
1) Para que seu óleo de fritura não fique escuro: Frite algumas lascas de batatas, isto contribui para que ele fique limpo novamente.
2) Ao fazer frituras: Coloque um pouco de sal no fundo da frigideira, para a gordura não espirrar.
3) Se sua vassoura de piaçava está gasta: Vista uma meia de naylon na vassoura e limpe os carpetes e tapetes removendo sujeirinhas que ficam infiltradas sem levantar pó.
4) Para que as fatias de bacon não encolham: Fure-as com um garfo antes de levar ao fogo; e para ficarem macias e saborosas quando estiverem dourando pingue umas gotinhas de cachaça.
5) Para mudar o gosto das panquecas: E deixá-las mais saborosa, acrescente no liquidificador, junto com a massa, uma cebola e um pedaço de queijo.
6) Para que as baratas não visitem o seu armário: Distribua neles folhas de louro.
7) Para limpar mármores: Nada melhor do que esfregá-los com um saquinho de sal molhado.
8) Para deixar o sal sempre seco: Coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente em que você guarda o sal.
9) Um truque para deixar a madeira mais brilhante ainda: É espalhar um pouco de maizena nas superfícies enceradas para que absorva o excesso de cera. Depois, esfregue bem com uma flanela limpa e macia. Você vai ver como tudo fica mais bonito, sem nenhuma marca de dedos.
10) Para pegar cacos de vidro quebrado: Utilize uma bola de pão, feita com o miolo.

TOP 6 MAIS DIVERTIDAS:
1) Para as Violetas: Nada melhor do que regá-las com pílulas anticoncepcionais dissolvidas em água. (Cuidado com o desfalque na cartela!)
2) Para remover manchas amarelas de seus dentes; Amasse um morango e passe esta pasta na escova e escove os dentes. (Essa a dr. Mari não ensinou para nenhum paciente, aposto!)
3) Para limpar a prata: Dê um banho nas peças com a água em que foi cozido o espinafre ou então use nata do leite. (Alguém já ouviu falar em limpa-prata?)
4) Se o arroz pregar no fundo da panela: Pegue uma colherada desse mesmo arroz ainda quente e coloque-a em cima da pia, colocando em seguida a panela com o arroz que grudou em cima dessa colherada. Assim ele desgruará. (Olha aí o magnetismo do arroz!)
5) Para limpar panelas de tefal: Nada melhor do que jornal e pó de café usado. (Isso porque é para limpar...)
6) Para reavivar a alface murcha: Coloque-a dentro da geladeira, dentro de uma vasilha com água fria e limão. Antes de servir mergulhe-a depressa em água quente e fria, misturada com um pouco de vinagre de maçã. (Não queria ser mórbida, mas a impressão que eu tenho é que com seres humanos faz-se a mesma coisa)

* Post migrado do antigo-Frango com Banana, publicado em março de 2008. (!!)

2 comentários:

  1. ADOREI! A gente percebe que muuuitas coisas mudaram com o tempo, a gente tem muito mais facilidade nos dias de hoje, e algumas tarefas que pra nós é "batata", antigamente era quase impossível! No fim do ano fui à um Sebo e comprei um livro de receitas de 1956, e nele até ensina a matar o peru! Tô de boa, hein! hehehehe Beijos!

    ResponderExcluir
  2. bom, eu posso comprovar duas delas:
    dica 3: minha empregada coloca meia de nylon na vassoura (de pelos) p/ varrer o piso (laminado). é ótimo, pq pega todos os cabelos e outras coisinhas minúsculas que às vezes a vassoura não pega.
    dica 8: eu uso nos saleiros e funciona mesmo!

    bj

    ResponderExcluir