18 de abr de 2011

Bacalhau à moda de Queluz

Queluz é uma cidade portuguesa e é de lá que vem essa receita que a Mari, minha irmã prendada, me mandou. Para quem está chegando agora, vale uma breve apresentação. A Mari é uma das minhas três irmãs e é aquela que ama comprar louças, colherzinhas, toalhas, cumbuquinhas, porta-guardanapos... Aquela que, quando recebe os amigos em casa, faz entrada, prato principal e sobremesa. Aquela que executa com maestria receitas de várias etapas, cheias de salamaleques. E essa receita é assim, deliciosa, mas trabalhosa. Para quem quer inovar nessa Páscoa.

O que usar:
- 1 kg de bacalhau com pele e espinhas demolhado;
- 600 g de cenoura descacada e ralada fino;
- 500 g de cebola picadas finamente;
- 5 dentes de alho picado;
- 3 pães francês amanhecidos;
- 1 xíc. de azeite;
- sal;
- 8 col. (sobremesa) de parmesão ralado;
- 2 xíc. de leite integral;
- 3,5 l de leite integral;

Como fazer:
1. Cozinhe o bacanhau com espinha e pele em 3,5 l de leite por 15 minutos, escorra e reserve o leite (que será usado no molho bechamel). Faça um molho bechamel* com o leite do cozimento do bacalhau. Retire as espinhas e a pele do bacalhau e desfie em lascas.
2. Umedeça o pão em 2 xícaras de leite e esprema bem, despreze o leite.
3. Aqueça o óleo em uma panela, refogue cebola, alho, cenoura e bacalhau, corrija o sal, acrescente metade do bechamel à mistura de bacalhau.
4. Coloque a mistura de bacalhau em um refratário, cubra com a outra metade do bechamel, faça uma camada com o pão umedecido e polvilhe com parmesão ralado.
5. Leve ao forno alto préaquecido para gratinar.

Para o molho bechamel
O que usar:
- 3,5 litros leite integral (usado para cozinhar o bacalhau);
- 2 cebolas piquet*;
- 1 folha de louro (para a cebola piquet);
- cravos (para a cebola piquet);
- 100 g de manteiga sem sal;
- 100 g de farinha de trigo;
- noz moscada;
- sal;

Como fazer:
1. Para fazer a cebola piquet, tire a casca da cebola, faça um corte nela e coloque uma folha de louro dentro. Espete cravos na face externa da cebola.
2. Esquente o leite com a cebola até levantar fervura, tomando cuidado para não derramar. Quando levantar fervura, deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.
3. Aromatize com noz moscada. Escorra o leite e o mantenha quente.
4. Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha em chuva e deixe cozinhar mexendo sem parar até o ponto de roux blanc, ou seja, apenas o suficiente para a farinha e a manteiga se misturarem.
5. Acrescente o leite aquecido ao roux, aos poucos, e mexendo sem parar, para não empelotar. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar, até ganhar consistência.
* Receita da amiga - e estudante de gastronomia - Pato. Acima, o bacalhau antes de ir ao forno.

2 comentários:

  1. Não sou fã de frutos do mar...
    Mas sempre fico morrendo de vontade quando vejo o preparo tão caprichado de alguns pratos, como o seu....

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. It is no abstruse that the omega replica artist watches industry is decidedly lucrative; Hublot Replica Watches are one accurate in the foremost sought-once items by the fashionistas. But, accepting accurate broad artist Hublot Replica Watches suppliers is not decidedly absolute easy. Should you acquire got anytime searched the web to swiss replica watches seek out replica watches wholesalers, you a lot of replica omega acceptable acquire acknowledgment beyond bags of scammers, aggravating to appeal your basic by bartering you a so-known as broad list.

    ResponderExcluir