2 de abr. de 2011

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Faz alguns meses que, vira e mexe, puxo o mesmo assunto. "Você sabia que 1 em cada 110 crianças são autistas?; Você sabia que, se os autistas saem da rotina deles, eles podem entrar em crise?; Você acredita que uma das mães me contou que o filho não anda por ruas que nunca passou antes e que ela não pode nem mudar os móveis da casa de lugar?; Você sabe o que é ecolalia?", pergunto como quem não quer nada, só para puxar assunto.

Às vezes acontece isso, de eu fazer uma matéria e ficar obcecada pelo tema. E no caso dessa matéria sobre autismo, que fiz para a n.magazine que está nas bancas, senti também a necessidade de passar todas as informações que coletei adiante. Para, ainda que de forma ínfima, fazer com que as pessoas ligassem seus radares e passassem a entender um pouco mais sobre esse transtorno que é tão comum.

Por uma feliz coincidência, a revista saiu bem próximo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e o pessoal da revista decidiu divulgar meu texto na internet. Quem quiser ler, basta acessar esse LINK PARA LER A MATÉRIA. E passar o link adiante, para que essa corrente do bem corra por aí.

Essa semana, a cor símbolo do autismo, o azul, estará iluminando a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo. Você, onde quer que esteja, também pode colocar aquela camiseta azul e puxar aquela conversinha que venho repetindo há meses, como quem não quer nada, só para puxar assunto. Quanto mais informação, menos preconceito.
A n.magazine é uma revista linda, filhote da espanhola Naif, e feita para os pais da nova geração. Junto com meu texto, eles publicaram as ilustrações do artista espanhol Miguel Gallardo, pai de Maria, de 18 anos, portadora do autismo. Miguel já foi super premiado na Europa e sua história virou filme e um curta-metragem, El Viaje de Maria. Clique, emocione-se, aprenda e passe adiante.

4 comentários:

  1. Comprei a revista e amei...a materia esta linda, emocionante!!
    A revista é realmente incrivel... o editorial de moda, fantastico!!
    Alias é a segunda que eu compro e achei de altíssima qualidade e bom gosto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mariana, os editoriais são demais mesmo... Eu, como mãe da nova geração, super me identifico com a revista! rs
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata. Amei o vídeo! Incrível mesmo!

    Um beijo,

    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Procurando mais informações sobre autismo cheguei até aqui. Que bom poder contar com blogs como este.
    Te convido a visitar meu blog e página do facebook. Lá faço postagens sobre autismo.
    Abraço
    Meri Aleixo

    ResponderExcluir