8 de abr. de 2011

Bisteca do Caipirinha, o clássico de Tatuí

Nem adianta chamá-lo pelo nome porque todo o mundo o conhece mesmo como Caipirinha. De segunda a sábado, das 11 às 15h30, é só passar pelo seu restaurante para encontrá-lo esperando os fregueses na porta. A Bisteca do Caipirinha é um dos clássicos de Tatuí e tem uma das comidas mais despretenciosas - e saborosas da região.
Segundo o próprio Caiprinha, ele aprendeu a fazer bisteca em um restaurante próximo ao mercado da cidade, há mais de 40 anos. Depois teve um bar, que vendeu para ficar de papo para o ar por um tempo. "Só ficava jogando e aproveitando a vida. Apadrinhei vários casamentos e crianças... Até que meu dinheiro acabou e fui morar em uma garagem", conta. Recomeçou como cozinheiro do Clube Princesa Isabel, em Tatuí, e depois abriu seu próprio negócio. No mesmo endereço está desde 1981. Hoje, a família toda trabalha junta e já recebeu ilustres clientes como Olivier Anquier, que até já gravou matéria com ele. A foto do Olivier, aliás, está em destaque: bem próximo ao fogão.
Cardápio não tem, mas não tem como ficar na dúvida. Quem chega ao Caipirinha já recebe a salada de tomate e cebola na mesa e escolhe entre bisteca de boi, porco ou frango. Não parece especial, mas vai lá provar a cebola da salada. É igual a de churrascarias bacanas de São Paulo, crocante e doce. O segredo, segundo o Caipirinha, é lavar bem a cebola já picada e a deixar descansando no freezer por cerca de quatro horas. O tempero mistura limão rosa e vinagre, além de azeite, sal e pimenta do reino.
As mesas são de fórmica e as cadeiras, daquelas de plástico antigas. No fogão azul e branco ficam dispostos o arroz e o feijão para todos se servirem à vontade. A bisteca acebolada é perfeita, mas eu fico com o feijão, um dos melhores que conheço... cremoso que só! Na hora da sobremesa, Capirinha vai de mesa em mesa oferencendo "a tentação", seu pudim de leite condensado. Para acompanhar toda a refeição, não esqueça de outro clássico de Tatuí: Tubaína Vieira. Isso que é banquete!
* O almoço na Bisteca do Caipirinha sai por cerca de R$ 15,00 por pessoa. E o telefone de lá é o (15) 3259-1557. De brinde, os clientes saem do restaurante cheirando levemente a bisteca. Mas, sério, você vai sair tão satisfeito e feliz com o "Vá com Deus" do Caipirinha que nem vai ligar.
** Caiprinha topou tirar a foto e até escolheu o lugar: "Próximo a Nossa Senhora".

17 comentários:

  1. Amiga, estava procurando informações sobre o ceasa de sorocaba (feirinha das flores), de repente de clik em click, clique...cai aqui no seu novo blog - Eu adorei tudo e com certeza vou voltar para saboreá-lo devagar.
    Parabéns amei td. por aqui.
    abraço yvone

    ResponderExcluir
  2. me lembro de ter ido inumeras vezes no princesa,no novo fui poucas vezes, pois já estava fora da terrinha,quanto ao bar do caipirinha, me lembro muito bem , especialmente de um lanche na chapa. bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rê, fiquei com água na boca!!! Amo ir almoçar lá! Sem falar que ele é um dos velhinhos mais fofos que eu já vi hehehe

    ResponderExcluir
  4. Angela, acho que lanche na chapa é outro prato típico de Tatuí... Vide Guerra e João Bauru! rs Eu adoro o Caipirinha. Todo mundo que vem me visitar, a passeio ou a trabalho, eu levo lá.. Todos adoram. É a coisa mais simples e gostosa do mundo, né?

    Yvone, que bom que gostou. Seja bem-vinda!

    Fá, a Tati já veio provar, agora falta vc!

    Marilinha, eu coloquei o post "recauchutado" porque estou há algum tempo sem ir lá (a última vez fui com a Tati...rs). É muito bom e o "tar do Caipirinha" é muito fofo mesmo. Ele desfilando com o pudim é impagável.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ana Bondioli08/04/2011, 21:57

    Que máximo esse post sobre o Caipira Rê!!!
    Nós amamos essa comidinha deliciosa e ele realmente merece essa homenagem.
    É imbatível, passo lá sempre que vou pra Tatuí e saio feliz com meu aroma de bisteca!
    bjoca

    ResponderExcluir
  6. Rê, minha irmã saiu de casa agora a pouco e comentou sobre esse post que eu não tinha vindo. Pergunta o que eu vim fazer? Hahahaha vim aqui babar nessa bisteca. Agora não vou dar sossego pra ela enquanto não formos aí. Afinal, estamos do ladinho de Tatuí.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Eu amo essa comida! Que saudade...

    ResponderExcluir
  8. Rê, passei só pra te agradecer! Depois de ficar com muita vontade, enfim fui conferir e amei!!! Vou virar freguesa!!! Ainda bem q não é tão longe de Sorocaba... Obrigada pela dica! Bjs. Fernanda (irmã da Flavia aí de cima... Rsrsrs).

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, que bacana!!! Eu adoro este lugar e sempre levo as visitas lá. Bjs para vc e pra Flavia!

    ResponderExcluir
  10. Amanhã vamos almoçar em Tatuí...de moto... Estradda+comida boa=diversão!

    ResponderExcluir
  11. SOU NETO DO CAIPIRINHA , FIQUEI MUITO FELIZ EM LER TUDO ISSO ! OBRIGADO !

    ResponderExcluir